Breves Reflexões Sobre o Cinema

Forma e Conteúdo

Autores

  • Felipe Gusmão Carvalho Andrade

Palavras-chave:

Reflexão, Cinema, Forma, Conteúdo, Mensagem

Resumo

Na concepção marxista temos que a consciência não se dissocia do ser social, a consciência não é nada mais do que o ser consciente, e esta se desenvolve no conjunto das relações sociais. Entretanto, quando pensamos na arte, devido à divisão social do trabalho intelectual cada vez mais ampla, a separação entre os produtores e os produtos do trabalho humano, tendemos a separar dentro de uma consciência fetichista1 a forma (estética, estilo, técnica, linguagem) do seu conteúdo (mensagem). E dentro da concepção de Marx: a forma não tem valor se não é a forma de um conteúdo.

Biografia do Autor

Felipe Gusmão Carvalho Andrade

Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFG e doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFPR. Pesquisador em áreas como Sociologia do Cinema, Psicanálise, Sociologia da Arte, Capitalismo e Lutas Sociais.

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Andrade, F. G. C. (2022). Breves Reflexões Sobre o Cinema: Forma e Conteúdo. Revista Posição, 3(11), 8–13. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/157