Juventude(s) Contemporânea

Escola e as Práticas Corporais

Autores

  • Gabriel Carvalho Bungenstab Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Juventude, Contemporaneidade, Escola, Cultura

Resumo

Esse artigo se apresenta como um desdobramento da minha dissertação de mestrado, intitulada de: “Cultura Jovem na cidade de Vitória/ES: as práticas corporais juvenis e sua relação com a Educação Física escolar”. Nela, estudei a juventude e suas práticas corporais realizadas nas aulas de Educação Física em uma escola de Ensino Médio, situada na cidade de Vitória, Capital do Espírito Santo. A ideia do presente texto é levar adiante pensamentos que não puderam ser plenamente desenvolvidos. A iniciativa em refletir, hoje, sobre a juventude e as práticas corporais no/do Ensino Médio decorre do reconhecimento de que, na modernidade, a instituição escolar foi uma importante ferramenta na constituição do sujeito jovem; no entanto, no contemporâneo, as práticas corporais ganharam um status importante, assim como a escola, para se pensar a juventude.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo (2010).Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Educação Física. Tem como interesses de pesquisa, no âmbito da Sociologia, da Filosofia e da Educação Física, as temáticas relacionadas a epistemologia, escola e juventude. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC - UFG). Atualmente é professor efetivo no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (PPGEF-UFG).

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Bungenstab, G. C. (2022). Juventude(s) Contemporânea: Escola e as Práticas Corporais. Revista Posição, 1(01), 24–27. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/18