O que a Memória dos 50 anos do Golpe Militar tem de Importante

Autores

  • Diego Marques Pereira dos Anjos Instituto Federal de Goiás - IFG/Câmpus Morrinhos

Palavras-chave:

Memória, Golpe Militar, Mobilização, MTST

Resumo

No dia 01 de Abril de 2014 ocorreram diversas manifestações pelo Brasil em memória dos 50 anos do golpe militar de 1964. A ocorrência dessas manifestações em variadas cidades que cobrem o Brasil de norte a sul, centro-oeste e sudeste demonstra o grau de mobilização e conscientização dos movimentos sociais que criticam a ordem estabelecida indo além da denúncia das causas diretas que motivam sua luta específica. Por exemplo, em São Paulo uma manifestação do MTST reuniu mais de 3 mil pessoas no centro da cidade em denúncia contra as práticas repressivas da ditadura e questionando a estrutura da polícia militar brasileira como herdeira direta da estrutura repressiva criada nos anos de chumbo aberto da dominação burguesa e que se mantém atual na prática de encarceramento e massacre da população das periferias do Brasil.

Biografia do Autor

Diego Marques Pereira dos Anjos, Instituto Federal de Goiás - IFG/Câmpus Morrinhos

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, defendeu a monografia intitulada Meios e fins na Estratégia do EZLN (2009) sob orientação do professor Dr. Nildo Silva Viana. Mestre em Ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Campus de Marília), onde defendeu a dissertação intitulada Votán-Zapata contra a Besta-Fera: Escritos do EZLN contra o Capitalismo no México sob orientação do professor Dr. Jair Pinheiro. Defendeu a tese de Doutorado intitulada "Hoje a aula é na rua: estudo comparativo das organizações mobilizadoras MPL-SP (Brasil) e JRA (México)", no Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC/Unb), obtendo o título de Doutor em Ciências Sociais, sob orientação do professor Dr. Martin-Léon-Jacques Ibáñez de Novion. Sua área de estudos está delimitada em Educação, Movimentos Sociais, Trabalho e Capitalismo. Desde 2016 é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal Goiano, campus Morrinhos, com experiência docente no Ensino Básico Profissional e no Ensino Superior. Autor e co-autor de artigos e livros sobre Educação e Capitalismo.

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Anjos, D. M. P. dos. (2022). O que a Memória dos 50 anos do Golpe Militar tem de Importante. Revista Posição, 1(04), 15–21. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/83