Relações Afetivas e Valores Capitalistas

Autores

  • Mateus Vieira Orio Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Relações, Afetividade, Valores, Valores Capitalistas

Resumo

A amizade costuma ser caracterizada como uma relação afetuosa entre duas ou mais pessoas, que envolve um conjunto de afinidades, lealdade, altruísmo e práticas cotidianas conjuntas. Porém, na sociedade contemporânea (sociedade capitalista) a amizade (e as relações afetivas em geral) é também permeada por valores inautênticos, cobranças imperiosas, conflitos de lealdade, falsidade e egoísmo.

Biografia do Autor

Mateus Vieira Orio, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Goiás (UFG) com tese intitulada: Lazer e capitalismo: a apropriação do tempo livre pelo capital. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve estudos sociológicos, com ênfase nos seguintes temas: Sociedade contemporânea, consumo e lazer. Trabalha como docente de ensino superior na Universidade Estadual de Goiás, no Centro de Ensino eAprendizagem em Rede (CEAR/UEG). Possui publicações com ênfase nos temas: sociedade capitalista, consumo, lazer, valores, regimes de acumulação e classes sociais. Vem apresentando comunicações em eventos, tendo publicado trabalhos completos e resumos expandidos em anais de eventos com destaque para os temas: trabalho, produção capitalista, consumismo, lazer, movimentos sociais e Estado. E atua também como pesquisador e na organização de eventos acadêmicos com os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade (GPDS/UFG); Núcleo de Pesquisa Marxista (NPM/UEG); Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Lazer e Sociedade (LAS/UFG); e Grupo de Pesquisa em História e Cinema (GEHPCINE/UEG).

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Orio, M. V. (2022). Relações Afetivas e Valores Capitalistas. Revista Posição, 2(05), 9–12. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/88