A Questão da Organização Proletária em Pannekoek

Autores

  • Edmilson Marques

Resumo

Tratar da questão da organização proletária na concepção de Anton Pannekoek é algo complexo, uma vez que a sua forma de pensar e refletir a sociedade ultrapassa as formas de pensamento hegemonicamente existentes. Na sociedade moderna, a maior parte dos indivíduos nasceu e foi educada nesta e para esta sociedade, o que quer dizer que vislumbrar uma sociedade diferente da atual, questão fundamental em Pannekoek, se torna doloroso e ao mesmo tempo um exercício difícil. Assim, pensando na efetivação de uma nova sociedade Pannekoek coloca que “a tarefa maior é, para os trabalhadores, a organização da produção em novas bases”. Portanto, é no sentido de clarear a idéia, como diz Pannekoek, da possibilidade de um “novo mundo” que propomos discutir qual a sua concepção sobre a organização operária.

Referências

ETZIONI, Amitai. Organizações Modernas. São Paulo, Pioneira, 1976.

GORTER, Herman. Carta Aberta ao Companheiro Lênin. In: TRAGTENBERG, Maurício. Marxismo Heterodoxo. São Paulo, Brasiliense, 1981.

MAKHAÏSKI, Jan Waclav. A Revolução Operária. In: TRAGTENBERG, Maurício. Marxismo Heterodoxo. São Paulo, Brasiliense, 1981.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrish. Manifesto do Partido comunista. São Paulo, Martins Claret, 2003.

PANNEKOEK, Anton. A Revolução dos Trabalhadores. Porto Alegre, Barba Ruiva, 2007.

______. A Propósito do Partido Comunista. In: I.C.C. Vol. I. n.º 7 - Junho de 1936. Texto retirado do endereço virtual http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000041.pdf. Acessado em maio de 2008a.

______. Los Consejos Obreros. In: Correspondencia Consejista Internacional, Vol. II no. 5, abril de 1936. Texto retirado do endereço virtual http://www.geocities.com/cica_web/consejistas/pannekoek/consejos.htm. Acessado em maio de 2008b.

______. Partido e Classe. Texto escrito em março de 1936. Retirado do endereço virtual: http://www.geocities.com/autonomiabvr/partido.html. Acessado em maio de 2008c.

______. O Sindicalismo. In: I.C.C. Vol. II. n.º 2 - janeiro de 1936. Retirado do endereço virtual www.marxistsfr.org/portugues/pannekoe/1936/mes/sindicalismo.htm. Acessado em maio de 2008d.

______. Os Conselhos Operários. Texto escrito pelo autor em abril de 1936. Retirado do endereço virtual http://www.geocities.com/autonomiabvr/conselh.html. Acessado em maio de 2008e.

______. Para Luchar Contra el Capital hay que Luchar Contra el Sindicato. Publicado na Revista Living Marxism em 1938. Retirado do endereço virtual http://www.geocities.com/cica_web/consejistas/pannekoek/lucharsindicato/indice.htm. Acessado em maio de 2008f.

______. Marxismo e Darwinismo. Retirado do endereço virtual http://www.pco.org.br/revista_digital/2006/agosto/marxismo_darwinismo.htm. Acessado em maio de 2008g.

______. Los Consejos Obreros (II). Retirado do endereço virtual http://www.geocities.com/cica_web. Acessado em maio de 2008h.

TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. São Paulo, Cortez, 1990.

______. Reflexões Sobre o Socialismo. São Paulo, Moderna, 1986.

TROTSKY, Leon. A História da Revolução Russa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

VIANA, Nildo. Manifesto Autogestionário. Rio de Janeiro, Achiamé, 2008.

______. A Esquerda Dissidente e a Revolução Russa. In: MACIEL, David; MAIA, Cláudio e LEMOS, Antônio Henrique (Org’s). Revolução Russa: Processos, Personagens e Influências. Goiânia, CEPEC, 2007.

______. O Que São Partidos Políticos. Goiânia, Germinal, 2003.

______. Os Valores na Sociedade Moderna. Brasília, Thesaurus, 2007.

Publicado

08-07-2022

Como Citar

Marques, E. (2022). A Questão da Organização Proletária em Pannekoek. Revista Enfrentamento, 10(17). Recuperado de http://redelp.net/index.php/renf/article/view/428

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>