A Especificidade do Movimento Estudantil Secundarista

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Renan Mosege Araújo Lima Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Movimento Estudantil, Movimento Estudantil Secundarista, Estudantes Secundaristas, Regime Escolar Nacional, Bagagem Cultural

Resumo

O movimento estudantil é um dos mais destacados movimentos sociais. Isso pode ser visto tanto em suas lutas e influência social quanto no número de obras voltadas para a sua explicação. Por isso é importante analisar o movimento estudantil secundarista, já que ele recebe menor atenção e pesquisas. O nosso tema é o movimento estudantil secundarista e sua especificidade. Para tanto, utilizaremos as reflexões sobre movimento estudantil em geral para efetivar uma análise do movimento estudantil secundarista em sua especificidade. A nossa reflexão partiu do método dialético para buscar compreender o que é específico do movimento estudantil secundarista. A nossa conclusão foi a de que a sua especificidade remete ao regime escolar nacional que gera uma especificidade nas instituições escolares que são responsáveis pelo ensino secundário e ao setor do grupo social composto pelos estudantes com suas características específicas e relações no interior destas instituições, o que gera diferenças em relação ao movimento estudantil universitário.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1992), Especialização em Filosofia; Especialização em Psicanálise, Mestrado em Filosofia pela UFG (1995), Mestrado em Sociologia pela UnB (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais, Estudos da Sociedade Contemporânea e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas.

Renan Mosege Araújo Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus Uruaçu (2014 - 2017). Especialista em Ensino de História da Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus Uruaçu (2018). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás - UFG Câmpus Samambaia. Tem experiência na área de História, Filosofia e Sociologia, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Utopia; Crítica Social; Métodos de Pesquisa; Ensino de História, Método-Dialético, Movimentos Sociais; Sociologia. Atualmente, é docente na Faculdade Serra da Mesa, ministrando as disciplinas de: Metodologia de Pesquisa em Direito; História e Teoria do Direito; Filosofia Geral e Jurídica e Sociologia Geral e Jurídica.

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Análise dos Movimentos Sociais