A Ideia de Inserção Presente na Educação de Jovens e Adultos: analisando os caminhos deste discurso

Eliane Maria de Jesus

Resumo


O objetivo com o tema proposto é contribuir com o debate em torno da Educação de Jovens e Adultos e de sua proposta de inserção social, apresentando o discurso presente nela. Para tanto, iniciaremos apresentando o conceito de alfabetização com base nos escritos de Paulo Freire, onde analisaremos também a ideia de inserção social presente não só nas obras deste autor como de outros citados no decorrer do texto. A Educação de Jovens e Adultos tem sido tema no discurso daqueles ligados a educação, e alvo de constantes preocupações quanto aos rumos da educação, de maneira que discutiremos os caminhos tomados por esta modalidade de ensino, as expectativas que a cercam, bem como a forma como a mesma é encarada pelo estado. Entendendo que a escola enquanto espaço de contradição, possui características de mobilização, bem como de reprodução, e mais, pois enquanto espaço de luta de classes legitima um saber que não é neutro, determinando o papel dos indivíduos, nessa sociedade. Entendendo assim, que se constitua este saber enquanto instrumento de mudança ou perpetuação da sociedade atual, analisaremos aqui sua influência na educação de jovens e adultos.


Palavras-chave


EJA, Alfabetização, Inserção social.

Texto completo:

TEXTO COMPLETO

Referências


FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e outros escritos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

_____________. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HADDAD, Sérgio. A educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. cap. 6, p. 111 a 127.

JESUS, Eliane Maria de. Educação e Capitalismo: para uma crítica a Paulo Freire. Rio de Janeiro: Rizoma Editorial, 2012.

MARX; ENGELS. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global editora, 1981.

MATEUS, João Gabriel da Fonseca. Capitalismo e Educação. In: _______. Educação e anarquismo: uma perspectiva libertária. Rio de Janeiro: Rizoma Editorial, 2012.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Edições Loyola, 1987.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental. Goiânia: FUNAPE/CIAR, 2010.

VIANA, Nildo. A Consciência da História: Ensaios sobre o Materialismo Histórico-Dialético. 2 ª ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 2007.

_____________. Estado, Democracia e Cidadania – A Dinâmica da Política Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2003.

_____________. Cérebro e ideologia: uma crítica ao determinismo cerebral. São Paulo: Paco Editorial, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.