Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Sociologia em Rede?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista eletrônica Sociologia em Rede, editada anualmente pelo GPDS – Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade, aceita propostas de artigos e resenhas para publicação. A revista é composta por várias seções que publicam dossiês, organizador pelo editor ou colaboradores, publicados juntamente com uma seção livre de artigos sobre temas diversos da área de sociologia e afins, intitulada “temas livres” e quando não publica dossiês, a seção “artigos” é o espaço para os textos a serem publicados. Além disso, tem outras seções restritas. A Revista também aceita a publicação de resenhas. Os artigos e resenhas serão submetidos à avaliação do Conselho Editorial, ao qual cabe a decisão final sobre sua publicação. O editor após receber o parecer dos consultores, que pode aprovar, reprovar ou aprovar com sugestões de modificações, envia o resultado para o autor, que deve realizar as alterações no prazo estabelecido para não atrasar o lançamento periódico da revista, se estiver incluído na seção temática de um número (caso não esteja poderá ser publicado em números subseqüentes). O recebimento dos artigos para avaliação prevê, também, as seguintes normas:

1. O artigo deve ser cadastrado no site da Revista, no Portal de Publicações REDELP – Rede Livre de Publicações.  

2. O texto deve estar digitado no programa processador de textos Microsoft Word for Windows versão 2000 (9.0), ou superior, com espaçamento entrelinhas 1,5 sem qualquer espaçamento entre parágrafos, fonte Times New Roman em corpo 12, margens padrão do Word, formato a4, sendo que os artigos devem ter de 10 a 30 páginas e as resenhas de 2 a 6 páginas. As resenhas devem conter um título e um subtítulo no qual explicita ser resenha de qual livro[1]. Não devem ser colocados espaçamentos no texto, nem usando a tecla tab, a não ser nos casos acima citados (entrelinhas). Os textos que não se encaixarem nestas normas serão devolvidos para reenvio de acordo com a padronização exigida.

3. No final do texto devem constar 02 (dois) resumos de, no máximo, 05 (cinco) linhas, sendo um em português e o outro em esperanto, francês ou inglês. Junto aos resumos devem constar, ainda, 03 (três) palavras-chave.  (OBS: não serão aceitos trabalhos para avaliação sem os respectivos resumos e palavras-chave).

4. As citações, quando existirem, caso excedam a extensão de 03 (três) linhas devem estar destacadas do corpo do texto. As citações no corpo do texto devem ter espaçamento entrelinhas simples, fonte Times New Roman tamanho 10, com recuo de 4 cm.

5. As referências bibliográficas existentes no corpo do texto devem seguir o sistema autor/data. Exemplo: (KORSCH, 2009, p. 25). As notas de rodapé devem ser apenas de conteúdo e quando for estritamente necessário.

6. A relação da bibliografia consultada para a elaboração do trabalho, cuja presença ao final do texto é obrigatória, deve conter todas as obras mencionadas nas referências do corpo de texto e nas citações. Os títulos devem ser digitados em itálico e nunca em negrito. A ordem a ser seguida é sobrenome do autor, nome (apenas um), título da obra em itálico, edição caso não seja a primeira, cidade da editora, nome da editora (sem colocar “editora”, a única exceção sendo “edições” ou editoras universitárias), ano da publicação da obra. Exemplo: DANTAS, Gilson. A Estatística da Miséria e a Miséria da Estatística. Rio de Janeiro: Achiamé, 2009. A citação de Capítulos de livros devem acrescentar, antes dos dados da obra, precedidos por “em” ou “in”, o sobrenome do autor e o título do capítulo. Exemplo: MARQUES, Edmilson. Mulher, Trabalho, Política e Comunicação. Em: VIANA, Nildo (org.). A Questão da Mulher. Rio de Janeiro, Ciência Moderna, 2006. Artigos em Revistas devem seguir a seguinte ordem: Sobrenome do autor, nome do autor, nome do artigo, nome da revista e dados complementares (número, volume, data). Exemplo: TRAGTENBERG, Maurício. O Dilema da Estrela: Vermelha ou Branca? Antítese. Ano 01, num. 02, Maio de 2006.

7. O artigo ou resenha deve conter, ainda, em sua primeira página, como nota de rodapé, o vínculo institucional do autor, podendo conter também titulação e principais publicações (livros).

8. Os trabalhos deverão ser submetidos no portal REDELP, clicando aqui.

9. A Revista Sociologia em Rede também recebe livros para resenhas/divulgação de lançamentos e outras comunicações, que devem ser enviados (as) para o editor da revista e antecedido por comunicação via email, clicando aqui


[1] Exemplo: “Tempo e Trabalho – Resenha do livro A Jornada de Trabalho na Sociedade” e em nota de rodapé os dados do livro: DAL ROSSO, Sadi. A Jornada de Trabalho na Sociedade. O Castigo de Prometeu. São Paulo, LTr, 1996.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2359-3717