Crítica ao Moralismo

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Crítica, Moralismo, Ética, Sociedade

Resumo

O moralismo é uma prática/concepção comum. Ele é praticado pelo moralista. O moralista é aquele indivíduo que se move não por princípios éticos mas sim a partir de uma moral. Ética e moral são coisas distintas. A ética, tal como definimos em outro lugar, é um modo de ser, no qual há uma coerência entre os valores fundamentais do indivíduo e sua prática cotidiana. A moral, ao contrário, é um conjunto de normas produzidas de forma exterior aos indivíduos, é imposta pela sociedade ao indivíduo (VIANA, 2000). Por isso, ela é pouco praticada embora seja muito propagandeada, gerando quase sempre uma contradição entre discurso e prática. Muitos pregam a moral mas não a praticam. A moral é geralmente, devido a isto, conservadora.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1992), Especialização em Filosofia; Especialização em Psicanálise, Mestrado em Filosofia pela UFG (1995), Mestrado em Sociologia pela UnB (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais, Estudos da Sociedade Contemporânea e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas.

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Viana, N. (2022). Crítica ao Moralismo. Revista Posição, 2(07), 10–13. Recuperado de https://redelp.net/index.php/pos/article/view/132