O Fogo Utópico e a Recusa da Mediocridade

Autores

  • Viana Nildo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Utopia, Mediocridade, Engajamento, Modo de Produção Capitalista

Resumo

O fogo simboliza diversas coisas e uma delas é a vida e outra é a inspiração. Falar em “fogo utópico” é colocar que a inspiração é, nesse caso, utópica. Recusar a mediocridade significa romper com o comodismo e conformismo e ter ideais, utopias. Há um antagonismo entre o fogo utópico e a mediocridade.

Biografia do Autor

Viana Nildo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1992), Especialização em Filosofia; Especialização em Psicanálise, Mestrado em Filosofia pela UFG (1995), Mestrado em Sociologia pela UnB (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais, Estudos da Sociedade Contemporânea e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas.

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Nildo, V. (2022). O Fogo Utópico e a Recusa da Mediocridade. Revista Posição, 2(08), 15–17. Recuperado de https://redelp.net/index.php/pos/article/view/139