A Ideologia da Globalização

Autores

  • Maria Angélica Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG

Palavras-chave:

Ideologia, Globalização, Interpretação, Terminologia

Resumo

A globalização é um tema da moda e a palavra possui um amplo uso comum. Os modismos são sempre problemáticos. Eles expressam uma força ideológica e por isso podem ocultar a realidade ao invés de desvelá-la. Esse é o caso da ideologia da globalização. É uma ideologia e não uma realidade. Isso quer dizer que é um discurso falso sobre a realidade e que nomeia e diz falar da realidade, mas cria uma ficção sobre a realidade. Deriva daí, a necessidade de questionar a ideologia da globalização, que é o meu objetivo no presente texto.

Biografia do Autor

Maria Angélica Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1993); Especialização em Aprendizagem e Diferenças pela Universidade Federal de Goiás (1998); Mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001); Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social pela Universidade de Brasília (2019) e Doutorado em Sociologia pela UFG (2016). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG. Possui experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia Geral, Sociologia da Cultura, Sociologia da Violência e, pesquisa principalmente os seguintes temas: Violência, Tráfico Internacional de Mulheres, Violência contra a Mulher; A questão da Mulher; Criminalidade, Prevenção ao Uso de Drogas, Ideologia, Educação, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos,Literatura, Neoliberalismo, Desigualdades Sociais, Valores, Representações Cotidianas, Trabalho e Precarização, Quadrinhos, Cinema, entre outros.

Publicado

2022-07-03

Como Citar

Peixoto, M. A. (2022). A Ideologia da Globalização . Revista Posição, 4(14), 5–10. Recuperado de https://redelp.net/index.php/pos/article/view/169