O Processo Eleitoral nas Instituições Federais de Ensino

Autores

  • Lucas Maia

Palavras-chave:

Processo Eleitoral, Instituições Federais, Ensino, Eleições

Resumo

Este texto é uma adaptação de artigo de opinião feito para debater o processo eleitoral do Instituto Federal de Goiás no ano de 2017. Esta instituição estava efetivando eleições para os cargos de reitor e diretores de campus. No caso da reitoria, tratou-se somente de reeleição, tendo em vista não haver candidatura de oposição. Em alguns de seus Campus, a disputa para diretor foi bastante acirrada e polarizada, criando nestas circunstâncias blocos de oposição que congregam em seu interior professores, técnico-administrativos e estudantes. Tais blocos representam, aparentemente, projetos distintos. A competição entre eles, por vezes irracional, merece uma reflexão mais detida. É o que objetivamos neste texto.

Biografia do Autor

Lucas Maia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado (2008) e doutorado (2014) pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Goiás. É professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia. Atua principalmente nos seguintes temas: Marxismo, Geografia e Sociologia do trabalho e Geografia Urbana. Atualmente vem desenvolvendo estudos no campo da educação, sobretudo sobre a Pedagogia Institucional.

Publicado

2022-07-03

Como Citar

Maia, L. (2022). O Processo Eleitoral nas Instituições Federais de Ensino. Revista Posição, 5(16-19), 04–14. Recuperado de https://redelp.net/index.php/pos/article/view/233