Crítica da Razão Neopopulista

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Crítica, Razão Neopopulista, Razão, Demagogia

Resumo

Afirmamos, em texto anterior, que há um dilema na sociedade contemporânea. Efetivamos uma breve crítica à razão tecnicista em sua versão neoliberal. Ao lado da razão tecnicista emerge a razão neopopulista. A razão tecnicista se fundamenta no discurso técnico, no fatalismo, na necessidade imperiosa do cálculo mercantil, a razão neopopulista, por sua vez, se fundamenta no discurso demagógico, no possibilismo e no democratismo. A razão neopopulista entra em competição com a razão tecnicista. E a opção passa a ser entre essas duas formas de racionalidade política e nos meios intelectualizados ganha força a razão neopopulista.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1992), Especialização em Filosofia; Especialização em Psicanálise, Mestrado em Filosofia pela UFG (1995), Mestrado em Sociologia pela UnB (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais, Estudos da Sociedade Contemporânea e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas.

Publicado

2022-07-03

Como Citar

Viana, N. (2022). Crítica da Razão Neopopulista . Revista Posição, 8(21), 19–26. Recuperado de https://redelp.net/index.php/pos/article/view/242