Um Estado Penal na Internet para o Capitalismo Degenerado

Autores

  • Marcello Cavalcanti Barra

Palavras-chave:

Estado, Internet, Capitalismo, Estado Penal

Resumo

Loïc Wacquant chama há muito a atenção para o Estado penal (2002). Basicamente este modelo de Estado significa a criminalização da pobreza, ou seja, prendem-se as e os pobres a bem da reprodução do capital. A campanha de políticos, políticas e setores da mídia pela redução da maioridade penal encontra relação com o crescimento do número de penitenciárias, dado o acelerado aumento de detenções e encarceramentos. As ações desse tipo de Estado têm determinações numa forma econômica que vai além da concentração, isto é, a centralização do capital, demonstrada por exemplo no fato de 85 pessoas terem riqueza equivalente ao que detém metade dos habitantes do planeta.

Biografia do Autor

Marcello Cavalcanti Barra

Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Estudos na Columbia University (NYC/EUA) e The City University (Inglaterra). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social - NEPPOS e do Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Educação na Contemporaneidade - Departamento de Sociologia. Ambos da UnB.

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Barra, M. C. (2022). Um Estado Penal na Internet para o Capitalismo Degenerado. Revista Posição, 1(04), 11–14. Recuperado de https://redelp.net/index.php/pos/article/view/82