Linguagem "Pós-Moderna" e Movimentos Sociais

O Caráter Burguês do Feminismo Culturalista

Autores

  • Rubens Vinicius da Silva
  • Diego Pereira Marques dos Anjos Instituto Federal Goiano (IFG/Campus Morrinhos)

Palavras-chave:

Pós-Estruturalismo, Culturalismo, Feminismo

Resumo

No presente texto pretendemos demonstrar como a linguagem utilizada por determinadas tendências nos movimentos sociais próximos e/ou simpatizantes das ideias “pós-modernas” (ao longo da leitura, para evitar confusões, substituiremos esta expressão com o uso do termo pós-estruturalismo; tal escolha será justificada ao longo do texto) expressa um determinado projeto político e, por conseguinte, de sociedade.

Biografia do Autor

Rubens Vinicius da Silva

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI/FAMEBLU (2008). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás - PPGS-UFG (2019). Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP-UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade (GPDS) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia, com produção multidisciplinar de artigos em Teoria Sociológica e em algumas Sociologias Especiais (Sociologia do Ensino Médio, História e Sociologia Ambiental, Epistemologia das Ciências Sociais, Sociologia do Conhecimento, Sociologia dos Movimentos Sociais e Sociologia da Burocracia).

Diego Pereira Marques dos Anjos, Instituto Federal Goiano (IFG/Campus Morrinhos)

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, defendeu a monografia intitulada Meios e fins na Estratégia do EZLN (2009) sob orientação do professor Dr. Nildo Silva Viana. Mestre em Ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Campus de Marília), onde defendeu a dissertação intitulada Votán-Zapata contra a Besta-Fera: Escritos do EZLN contra o Capitalismo no México sob orientação do professor Dr. Jair Pinheiro. Defendeu a tese de Doutorado intitulada "Hoje a aula é na rua: estudo comparativo das organizações mobilizadoras MPL-SP (Brasil) e JRA (México)", no Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC/Unb), obtendo o título de Doutor em Ciências Sociais, sob orientação do professor Dr. Martin-Léon-Jacques Ibáez de Novion. Sua área de estudos está delimitada em Educação, Movimentos Sociais, Trabalho e Capitalismo. Desde 2016 é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal Goiano, campus Morrinhos, com experiência docente no Ensino Básico Profissional e no Ensino Superior. Autor e co-autor de artigos e livros sobre Educação e Capitalismo.

Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Movimentos Sociais: Cultura, Discurso e Ideologia