O Escândalo das Carnes e os Limites da Defesa do Capital Nacional

Autores

  • Rubens Vinícius da Silva

Palavras-chave:

Escândalo, Defesa, Capital Nacional, Conjuntura

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar e perceber os limites interpretativos de dois textos cujos autores são vinculados a partidos de esquerda, visando fornecer uma explicação distinta destes para um assunto que foi bastante divulgado durante o mês de março de 2017. O assunto em questão é a operação Carne Fraca, cuja deflagração ocorreu com o intuito de investigar esquemas de corrupção entre fiscais responsáveis pela verificação da qualidade das carnes produzidas e distribuídas (tanto para o chamado ‘mercado interno’ quanto para exportação) pelos frigoríficos brasileiros. A investigação revelou que tanto fiscais quanto políticos profissionais eram pagos pela JBS Friboi para fazerem ‘vista grossa’ à adulteração de mercadorias: em alguns casos, à carne podre era injetado ácido ascórbico (vitamina C) em conjunto com um recheio de papelão.

Biografia do Autor

Rubens Vinícius da Silva

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI/FAMEBLU (2008). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás - PPGS-UFG (2019). Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP-UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade (GPDS) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia, com produção multidisciplinar de artigos em Teoria Sociológica e em algumas Sociologias Especiais (Sociologia do Ensino Médio, História e Sociologia Ambiental, Epistemologia das Ciências Sociais, Sociologia do Conhecimento, Sociologia dos Movimentos Sociais e Sociologia da Burocracia).

Publicado

2022-07-03

Como Citar

Silva, R. V. da. (2022). O Escândalo das Carnes e os Limites da Defesa do Capital Nacional. Revista Posição, 5(16-19), 29–33. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/235