Reflexões sobre o Conjunturalismo e Presentismo

Autores

  • Rubens Vinícius da Silva

Palavras-chave:

Reflexão, Conjuntura, Presentismo, Capitalismo

Resumo

Na sociedade contemporânea, atual fase do capitalismo, o apego acrítico à conjuntura e ao presentismo dela decorrente constrangem até os indivíduos mais avançados a tomarem posição diante dos recentes e fugazes acontecimentos do dia a dia. Ninguém quer ficar de fora das polêmicas do momento, sejam elas quais forem. Afinal de contas, há que ser “críticos”, não é verdade? Contudo, o que se percebe é uma enxurrada opiniões eivadas de preconceitos e a consequente falta de estudos rigorosos, a partir de concepções alicerçadas numa perspectiva de classe definida e coerente. Vivemos a era da recusa da razão, sobretudo da razão dialética, crítico-revolucionária, comprometida com a verdade e com a luta pela transformação radical e total da sociedade desumanizadora que é o capitalismo. É necessário resgatar a razão dialética e é isso que esboçaremos aqui.

Biografia do Autor

Rubens Vinícius da Silva

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI/FAMEBLU (2008). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás - PPGS-UFG (2019). Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP-UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade (GPDS) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia, com produção multidisciplinar de artigos em Teoria Sociológica e em algumas Sociologias Especiais (Sociologia do Ensino Médio, História e Sociologia Ambiental, Epistemologia das Ciências Sociais, Sociologia do Conhecimento, Sociologia dos Movimentos Sociais e Sociologia da Burocracia).

Publicado

2022-07-03

Como Citar

Silva, R. V. da. (2022). Reflexões sobre o Conjunturalismo e Presentismo. Revista Posição, 8(21), 14–19. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/241