Marxismo e Ideologias Contemporâneas

Autores

  • Felipe Andrade Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Marxismo, Ideologias Contemporâneas

Resumo

Como negar as contribuições de um modo de alimentação diferente como é apresentado no veganismo/vegetarianismo no que se relaciona com a preservação do meio ambiente que nos circunda, bem como as espécies animais de nosso planeta? Como não pensar em relações amorosas humanizadas, sem preconceitos, opressão, discriminação, às quais preservem a liberdade e autonomia das escolhas amorosas e sociais em sua plenitude? Em conjunto com uma crítica à família burguesa, o casamento e a prostituição? E negar a religiosidade, a fé do ser humano, em qualquer entidade, ritual místico, que lhe possa dar uma determinada forma de orientação em sua vida? Como se esquecer de alguns elementos do movimento feminino de crítica às relações sexistas que começam desde cedo, no processo de socialização, e são reproduzidas em todas os momentos de nossa vida, seja intencionalmente ou inintencionalmente? Ignorar o genocídio acometido pela humanidade em decorrência da expansão do capitalismo, promovendo a quase completa extinção da maioria das sociedades indígenas, destruindo seus valores, crenças, ideias, modos de vida etc.? E, por fim, o avanço inegável de algumas lutas das sociedades de capitalismo subordinado pela independência nacional (e, em alguns casos, assumindo um caráter revolucionário e internacional), principalmente, no continente africano e latino-americano? Tentaremos responder brevemente essas questões segundo o que entendemos por ética marxista, assimilação revolucionária e por fim fazendo um balanço breve do significado histórico do marxismo.

Biografia do Autor

Felipe Andrade, Universidade Federal de Goiás

Estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás.

Referências

FROMM, Erich. A Arte de Amar. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

GUILLERM, Allain e BOURDET, Yvon. Autogestão: Uma Mudança Radical. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.

KORSCH, Karl. Marxismo e Filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

MARX, Karl e FRIEDRICH, Engels. A Ideologia Alemã. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2007.

MARX, Karl e FRIEDRICH, Engels. A Sagrada Família. Ou a crítica da crítica crítica Contra Bruno Bauer e Consortes. 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, Martins Fontes, s/d.

MARX, Karl e FRIEDRICH, Engels. Manifesto do Partido Comunista. 9a ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

VIANA, Nildo. A Consciência da História. Ensaios sobre o Materialismo Histórico-Dialético. 2ª edição. Rio de Janeiro: Achiamé, 2007a.

VIANA, Nildo. Escritos Metodológicos de Marx. 3ª ed. Goiânia: Alternativa, 2007b.

VIANA, Nildo. Para uma Leitura Não-Dogmática, 2011. Disponível em: http://informecritica.blogspot.com.br/2011/01/para-uma-leitura-nao-dogmatica-nildo.html. Acesso em: 20 de jan. 2017.

VIANA, Nildo. Práxis, Alienação e Consciência. In: VIANA, Nildo. A Filosofia e sua sombra. Goiânia: Edições Germinais, 2000.

VIANA, Nildo. Reflexões Sobre Ética. In: VIANA, Nildo. A Filosofia e sua sombra. Goiânia: Edições Germinais, 2000.

Publicado

07/07/2022

Como Citar

ANDRADE, F. Marxismo e Ideologias Contemporâneas. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 68–78, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/431. Acesso em: 27 jul. 2024.