A Ideia de Inserção Presente na Educação de Jovens e Adultos
Analisando os caminhos deste discurso
Palavras-chave:
Inserção, Educação de Jovens e AdultosResumo
O presente trabalho busca analisar a proposta de inserção social presente na Educação de Jovens e Adultos, proposta esta que tem início nos processos de alfabetização e acaba por perpassar todas as modalidades de ensino, com o discurso de formação para cidadania. Neste aspecto, palavras como cidadão e democracia se tornam exaustivamente repetitivas na fala daqueles ligados a educação.
Referências
JESUS, Eliane Maria de. Educação e Capitalismo: para uma crítica a Paulo Freire. Rio de Janeiro: Rizoma Editorial, 2012.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e outros escritos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
_____________. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HADDAD, Sérgio. A educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. cap. 6, p. 111 a 127.
MARX; ENGELS. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global editora, 1981.
MATEUS, João Gabriel da Fonseca. Capitalismo e Educação. In: _______. Educação e anarquismo: uma perspectiva libertária. Rio de Janeiro: Rizoma Editorial, 2012.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Edições Loyola, 1987.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental. Goiânia: FUNAPE/CIAR, 2010.
VIANA, Nildo. A Consciência da História: Ensaios sobre o Materialismo Histórico-Dialético. 2 ª ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 2007.
_____________. Estado, Democracia e Cidadania – A Dinâmica da Política Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2003.
_____________. Cérebro e ideologia: uma crítica ao determinismo cerebral. São Paulo: Paco Editorial, 2010.