Sociedade Capitalista, Competição e Valores Dominantes
A busca dos valores autênticos como processo de luta anticapitalista
Palavras-chave:
Sociedade Capitalista, Competição, Valores Dominantes, Valores autênticosResumo
O presente trabalho tem como objetivo promover uma discussão acerca do tema “sociedade competitiva”. Para tanto, a pretensão é discutir a sociedade contemporânea e a manifestação da competição nesta sociedade. Deste modo, a sociedade atual é concebida como sociedade capitalista, marcada pela divisão da sociedade entre classes sociais. E a competição se apresenta tanto a nível social como a nível pessoal como manifestação dos valores burgueses. Deste modo, a luta contra a sociedade capitalista se constitui em uma luta contra os valores dominantes, uma luta em prol dos valores humanistas autênticos e uma luta que não é individual, mas social.
Referências
FROMM, Erich. Ter ou ser? 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
______. O capital. Crítica da economia política, Livro I. Tomo I. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
ORIO, Mateus Vieira. Consumismo na sociedade contemporânea. A dinâmica da criação de necessidades no mercado da informática. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
______. Relações afetivas e valores capitalistas. Posição, Goiânia, v. 2, n. 5, p.9-12, jan./mar. 2015. Trimestral. Disponível em: <http://redelp.net/revistas/index.php/rpo/article/view/3orio5/195>. Acesso em: 04 jun. 2015.
VIANA, Nildo. Introdução à sociologia. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
______. Para além da crítica dos meios de comunicação. In: ______ (org.). Indústria cultural e cultura mercantil. Rio de Janeiro: Corifeu, 2007.
______. Universo psíquico e reprodução do capital. In: ______. Universo psíquico e reprodução do capital. Ensaios freudo-marxistas. São Paulo: Escuta, 2008. p. 17-40.