Anticlericalismo, ciência e religião impressos na crônica de um anarquista

Neno Vasco dialogando com Afonso Costa em dois tempos

Autores

  • Thiago Lemos Silva Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Anticlericalismo, Ciência, Religião, Anarquismo, Neno Vasco, Afonso Costa

Resumo

Com o intuito de problematizar alguns fragmentos da biografia de Neno Vasco, perscruto neste trabalho suas crônicas que foram originalmente publicadas na imprensa anarquista e operária do Brasil e de Portugal, no período 1911-1912, e que posteriormente foram republicadas no livro Da Porta da Europa no ano de 1913. Embora essa escrita fosse prioritariamente uma narrativa, utilizada para informar e debater com os leitores brasileiros e portugueses a respeito da luta cotidiana levada a cabo pelo movimento anarquista e operário em diferentes países da Europa, ela também possibilitou ao nosso biografado uma forma de escrita de si, ou seja, um tipo de escrita que toma a subjetividade.

Biografia do Autor

Thiago Lemos Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em História pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia); professor na rede pública e particular de educação básica de Patos de Minas (Minas Gerais) e membro do Coletivo Mundo Ácrata.

Referências

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010

CASTRO Gomes, Ângela de. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In:______. (org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de. Janeiro: Editora FGV, 2004.

CATROGA, Fernando. O laicismo e a questão religiosa em Portugal (1865- 1911). Análise Social. Lisboa, s/n, 1988.

SAMIS, Alexandre. Minha pátria é o mundo inteiro: Neno Vasco, anarquismo e sindicalismo revolucionário em dois mundos. Lisboa: Letra Livre, 2009.

SILVA, Thiago Lemos. Fragmentos biográficos de um anarquista na Porta da Europa: a escrita cronística como escrita de si em Neno Vasco. 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2012.

VASCO, Neno. Da Porta da Europa. Lisboa: Biblioteca Libertas, 1913.

_______. O movimento anarquista no Brasil. A Sementeira, Lisboa, maio de 1911.

Publicado

07/08/2022

Como Citar

LEMOS SILVA, T. Anticlericalismo, ciência e religião impressos na crônica de um anarquista: Neno Vasco dialogando com Afonso Costa em dois tempos. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 81–93, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/588. Acesso em: 8 jan. 2025.