Primeiros estudos sobre o processo de valorização do capital

Autores

  • Diego Marques Pereira dos Anjos Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Marília.

Palavras-chave:

Primeiros estudos, Processo de valorização do capital

Resumo

Pretende-se com o presente texto apresentar nossas primeiras leituras sobre o processo de valorização do capital. Condicionado pela atual etapa de minha formação, apresento os resultados dos primeiros estudos sobre a obra fundamental de Karl Marx, O Capital, sendo que nesse momento priorizamos descobrir como ocorre o processo de valorização do capital, daí que aqui será desconsiderado importantes fenômenos correspondentes à relação social de valorização do capital, tais como o estado e outras instituições reguladoras das relações sociais, alienação e fetichismo, etc. Estamos procurando descobrir o porquê que a relação social capitalista se fundamenta na exploração e opressão, assim, apresentamos aqui o caminho que vamos trilhar nessa descoberta.

Biografia do Autor

Diego Marques Pereira dos Anjos, Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Marília.

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás e mestrando em Ciências sociais pela Universidade Estadual de São Paulo, Campus de Marília.

Referências

LOUXEMBOURG, Rosa. A acumulação do capital: contribuição ao estudo econômico do imperialismo; Anti-Crítica. Vol. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Volume I. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

_______. O Capital: crítica da economia política. Volume III. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

VIANA, Nildo. O capitalismo na era da acumulação integral. São Paulo: Idéias e Letras, 2009.

Publicado

07/08/2022

Como Citar

MARQUES PEREIRA DOS ANJOS, D. Primeiros estudos sobre o processo de valorização do capital. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 24–32, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/595. Acesso em: 23 nov. 2024.