Lugares de Memória
A construção do bandeirante no livro didático
Palavras-chave:
Memória, Bandeirante, Livro didáticoResumo
Antes de começarmos a fundamentar nosso artigo, devemos fazer uma breve consideração a sua vida do autor de Memória Coletiva, (2006). Maurice Halbwachs, nasceu na França em 1877 e faleceu em 1945. Segundo uma biografia incluída em sua obra (2006), era uma criança tranqüila, até o momento em que começou a freqüentar o Liceu Henri IV, onde começou a assistir aulas de Henri Bérgson, que foi onde ele liberou toda sua vontade e gosto pela filosofia.
Referências
ABREU, José Guilherme. Arte pública e lugares de memória. Revista da Faculdade de Letras CIÊNCIAS E TÉCNICAS DO PATRIMÓNIO. I Série vol. IV, Porto: 2005.
ABUD, Kátia Maria. Ensino de História. In: SILVA, Marcos A. da. (org). Repensando a História. 5ª ed. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 33ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.
GONÇALVES, A. T. M. Os Conteúdos de História Antiga nos Livros Didáticos Brasileiros. Disponível em: http://www.heladeweb.net. Acesso realizado em 03 de novembro de 2009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 1ª Ed. São Paulo: Centauro, 2006.
JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo: Nº 10, 1993.
POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, vol. 5, nº. 10, 1992.
RODRIGUE, Joelza Éster. História em Documentos. São Paulo: FTD, 2008.
SANTIAGO, Pedro. Por Dentro da História. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2006.
SAVIANI, Dermeval. A filosofia na formação do Educador. In: SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum a consciência filosófica. 14ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
SCHIMIDT, Mário. Nova História Critica. São Paulo: Nova Geração, 1999.