Observações Críticas sobre os Conceitos de Fetichismo e Alienação em J. Holloway a partir da Leitura de Karl Marx
Resumo
John Holloway é irlandês, mas desde a década de 1990 está radicado no México, de onde vem realizando suas análises sobre a realidade social nas sociedades capitalistas, pretendendo fazer alguns apontamentos sobre o significado da revolução nos dias de hoje. O resgate de Marx, feito por Holloway, é uma expressão de que os conflitos de classe não se encerraram neste início de século, mais ainda, tal resgate demonstra que a radicalização da luta de classes passa pela recuperação de autores que tiveram como objetivo refletir sobre as possibilidades de emancipação da humanidade, mas, ao mesmo tempo, demonstra os limites desse resgate, devido ao próprio sentido que a radicalização dos conflitos sociais assume na atualidade. Portanto, compreender as contribuições desses autores significa tentar dá um passo a mais para estimular a luta social pela emancipação humana.
Referências
HOLLOWAY, John. Mudar o mundo sem tomar o poder: o significado da revolução hoje. São Paulo: Viramundo, 2002.
_____. Entrevista . In Sinal de Menos Ano 1, n°1, 2009. Disponível em: . Acessado em 19 Setembro 2011.
_ _ _ _ _ . 1 2 Te s e s s o b r e o a n ti - p o d e r. Di s p o n í v e l e m : <http://deriva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=59:doze-teses-sobre-o-antipoder-john-holloway-&catid=1:latest-news&Itemid=71>. Acessado em: 19 Setembro 2011.
_____. La c ri s i s del trabajo abs trac to. Di sponível em: <http://www.herramienta.com.ar/coloquios-y-seminarios/material-de-discusionpara-el-iii-coloquio-internacional-de-teoria-critica-la>. Acessado em 19 de Setembro 2011.
_____. Gente común, es decir, rebelde. Mucho más que una respuesta a Atilio Boron. En publicacion: Chiapas, no. 16. IIEC, Instituto de Investigaciones Economicas, UNAM, Universidad Nacional Autonoma de Mexico, DF, Mexico: Mexico. 2004.
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Edição Nova Cultural, 1996.
_____. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Martin-Claret,
_____. Manuscritos Econômico-Filosóficos; s/d. Versão internet, tradução
aprimorada.
RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório: Etapas da evolução sóciocultural. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1981.
VIANA, Nildo. A Consciência da História. 2º ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 2007.