A Autoatividade da Classe Operária

Autores

  • George Rawick Universidade de Chicago

Palavras-chave:

Autoatividade, Classe Operária, Autonomia, Marxismo, Greves, Conselhos Operários

Resumo

George Rawick aborda a história do movimento operária a partir da autoatividade da classe operária e assim rompe com a historiografia da esquerda, que foca as organizações burocráticas que dizem representar os trabalhadores (sindicatos e partidos) ou suas expressões ideológicas. Para Rawick, é fundamental analisar a história das lutas operárias e não seus supostos "representantes". 

Biografia do Autor

George Rawick, Universidade de Chicago

George Rawick (1929-1990) é historiador norte-americano, com uma importante produção voltada para a luta negra nos Estados Unidos e história do movimento operário. Também foi militante político, tendo atuado no interior do autonomismo norte-americano e colaborado em várias publicações da chamada “esquerda americana”, especialmente da “nova esquerda” e, posteriormente, as publicações autonomistas. Ele manteve colaboração intelectual com outros autonomistas estadunidenses como CRL James e Martin Glaberman.

Publicado

2024-11-10

Como Citar

Rawick, G. (2024). A Autoatividade da Classe Operária. Revista Marxismo E Autogestão, 11(14). Recuperado de https://redelp.net/index.php/rma/article/view/1542

Edição

Seção

Capitalismo e Luta de Classes