Das Lutas de Classes às Brigas Pessoais

Autores

  • Nildo Viana

Palavras-chave:

Das Lutas de Classes às Brigas Pessoais, Nildo Viana, Marxismo

Resumo

Desde que Marx elaborou sua teoria da história e ter demonstrado que as lutas de classes são a determinação fundamental das mudanças históricas e sociais, um novo horizonte intelectual se abriu para a compreensão da história das sociedades humanas.
No entanto, os supostos “marxistas” logo transformaram as lutas de classes em “querelas de partido”, a começar por Lênin. Hoje vemos um outro fenômeno que é o das brigas pessoais. Obviamente que grande parte das brigas pessoais é manifestações de luta de classes. Contudo, muitas vezes pessoas que expressam a mesma classe social, no caso o proletariado revolucionário, se envolvem em debates e conflitos desnecessários e prejudiciais para o desenvolvimento da luta proletária. Por isso é importante compreender esse fenômeno, visando realizar uma reflexão que pode ajudar a muitos militantes e intelectuais engajados na luta pela transformação radical do conjunto das relações sociais evitarem essas pendengas inúteis, que significam perda de tempo, desunião e perda de eficácia das ações revolucionárias.

Publicado

2022-11-04

Como Citar

Nildo Viana. (2022). Das Lutas de Classes às Brigas Pessoais. Revista Marxismo E Autogestão, 1(01). Recuperado de https://redelp.net/index.php/rma/article/view/906