A Sociologia do Filme de Dieter Prokop

Autores

  • Nildo Viana

Palavras-chave:

Capital Cinematográfico, Cinema, Sociologia do Cinema, Prokop.

Resumo

O artigo apresenta uma exposição e crítica da sociologia do filme de Dieter Prokop. A partir da idéia de indústria cultural desenvolvida pela Escola de Frankfurt, o sociólogo alemão discute o cinema a partir da idéia de “condições estruturais”, principalmente a indústria cinematográfica, para analisar a história do cinema, e realiza interpretações e análises de filmes. A sua crítica de Kracauer e da escola funcionalista é bem fundamentada. A contribuição de Prokop, no entanto, não está isenta de limites e pontos problemáticos, o que também é analisado, mostrando suas contradições e aspectos questionáveis. Neste sentido, é questionado as bases de sua análise, cujo esquema analítico não consegue perceber as contradições e brechas do capital cinematográfico, o problema de sua conceituação de esfera pública e sua concepção de “consciência de massa”. A sua interpretação de Griffith também é questionada, devido ao fetichismo da técnica e outros problemas.

Publicado

09.01.2023

Como Citar

Viana, N. (2023). A Sociologia do Filme de Dieter Prokop. Revista Sociologia Em Rede, 9(09). Recuperado de https://redelp.net/index.php/rsr/article/view/1109