Mundo Artístico e Underground na “Música Pesada” Amazônica
Heavy Metal Paraense, Mídia Escrita/Sonora e Indústria Fonográfica (1986-1996)
Resumo
Neste trabalho, busca-se entender, uns dos aspectos do “mundo artístico”(Becker, 2010) do Heavy Metalparaense: a mídia impressa/sonora e a indústria fonográfica, presente entre 1986 e 1996, em Belém. O seu caráter ora “tradicional”para os ouvintes em geral, ora “segmentado”e “direcionado”para um público específico (os headbangers), produz um significado único, para esse período da “música pesada”, na Amazônia. Utilizando os conceitos de “underground”(Weinstein, 2000) e “mundo artístico”, pode-se compreender a construção histórica da “cena musical”metálica de Belém e sua “prática urbana”(Campoy, 2008, Janotti Júnior, 2004). Jornais, fanzines e “fontes orais”(Holanda e Meihy, 2011), são “testemunhos da época”(Bloch, 2001), que contribuem para esse debate.