Direita e Esquerda

Duas Faces da mesma Moeda

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Direita, Esquerda, Partidos Políticos, Profissionais

Resumo

Direita e esquerda são termos amplamente utilizados por intelectuais, meios oligopolistas de comunicação, políticos profissionais, militantes, entre outros. O significado desses termos é confuso, especialmente o termo “esquerda”. É preciso superar a obscuridade terminológica e substituí-la pela clareza conceitual. A confusão terminológica nunca foi interesse daqueles que lutam por uma transformação radical e total da sociedade e sua existência e reprodução é interesse daqueles que buscam conservá-la. O esclarecimento conceitual, por sua vez, é apenas um momento da luta que prepara o momento seguinte, que é o posicionamento diante da realidade explicada conceitualmente. Esse é o nosso objetivo aqui.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1992), Especialização em Filosofia; Especialização em Psicanálise, Mestrado em Filosofia pela UFG (1995), Mestrado em Sociologia pela UnB (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais, Estudos da Sociedade Contemporânea e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas.

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Viana, N. (2022). Direita e Esquerda: Duas Faces da mesma Moeda. Revista Posição, 3(10), 27–33. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/154