Mentira e Sociedade

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Mentira, Sociedade, Ilusão, Representações Cotidianas

Resumo

A mentira é algo diferente da ilusão. As representações cotidianas ilusórias, como qualquer outra forma de consciência ilusória, expressa a situação dos indivíduos que pensam que a realidade é o que ela não é. A ideologia, como sistema de pensamento ilusório, cria todo um conjunto de ideias sistemáticas que invertem a realidade, tal como no cientista que considera que as ideias são produto do cérebro, como se esse órgão produzisse algo por si mesmo. Quando esse cientista afirma isso, ele demonstra possuir um pensamento ilusório, falso, mas se ele acredita realmente nisso, não se trata de mentira. A mentira é um falseamento da realidade realizado deliberadamente, intencionalmente, pelo indivíduo que sabe que o que afirma é falso. No caso das representações ilusórias, os indivíduos acreditam no seu discurso e no caso da mentira, eles sabem que é falso.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1992), Especialização em Filosofia; Especialização em Psicanálise, Mestrado em Filosofia pela UFG (1995), Mestrado em Sociologia pela UnB (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais, Estudos da Sociedade Contemporânea e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas.

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Viana, N. (2022). Mentira e Sociedade. Revista Posição, 1(04), 5–10. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/81