Existe um Marxismo Heterodoxo?

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Marxismo, Heterodoxo, Karl Marx, Ortodoxo

Resumo

É comum nas discussões sobre marxismo o uso dos termos “ortodoxo” e “heterodoxo”. Esses termos e a suposta existência dessas duas formas de marxismo se popularizaram, embora sem nenhuma reflexão mais profunda. O marxismo ortodoxo é visto pelos “heterodoxos” e supostos críticos do marxismo como algo negativo. Por outro lado, aqueles que se dizem “ortodoxos” se consideram os verdadeiros seguidores de Karl Marx e do marxismo. Alguns destes vão recusar a existência de um marxismo heterodoxo, pois o único marxismo seria o ortodoxo. No fundo, trata-se de uma discussão escolástica e bem distante do marxismo e seus procedimentos teóricos e metodológicos. Por isso se torna útil discutir o significado desses dois termos e se existe realmente um “marxismo heterodoxo”. Vamos iniciar discutindo a origem histórica dos dois termos, realizar uma análise crítica de ambos e encerrar colocando a concepção marxista sobre eles.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1992), Especialização em Filosofia; Especialização em Psicanálise, Mestrado em Filosofia pela UFG (1995), Mestrado em Sociologia pela UnB (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia, com produção multidisciplinar e ênfase em Teoria Sociológica e algumas Sociologias Especiais, Estudos da Sociedade Contemporânea e Epistemologia/Metodologia das Ciências Humanas. Autor de diversos livros e artigos em revistas especializadas.

 

Publicado

2022-07-03

Como Citar

Viana, N. (2022). Existe um Marxismo Heterodoxo?. Revista Posição, 5(16-19), 15–27. Recuperado de http://redelp.net/index.php/pos/article/view/234