Pedagogia Libertária e sua Atualidade Histórica

Autores

  • Hugo Raoni Da Silva Alves Ensino Médio Completo

Palavras-chave:

Autogestão, Pedagogia, Libertário, Autonomia, Educação, Hábitos, Valores, Caráter

Resumo

Na atualidade o bloco progressista critica e luta ferrenhamente contra o Novo Ensino Médio, defendendo uma educação mais crítica e supostamente libertadora. Porém, curiosamente as alternativas apresentadas não são legitimamente libertadoras, pois costumam ser crítico reprodutivistas, ou seja, embora apresentem um caráter crítico, não apresentam soluções que de fato alcancem a raiz dos problemas criticados. Além disso, também é muito comum que a problemática educacional seja reduzida apenas a questões quantitativas, como mais investimentos em tecnologia, ciência, bolsas, pesquisas, bem como maior inclusão de indivíduos marginalizados etc., enquanto a questão pedagógica vinculada diretamente com os métodos e processos da formação humana é secundarizada ou completamente ignorada. Nesse sentido, torna-se absolutamente fundamental abordar e difundir uma corrente pedagógica de fato libertária, que abranja toda a complexidade das tarefas históricas e teóricas no âmbito educacional com a devida radicalidade, sem limitar-se a alterações reformistas que mantêm a essência do modo de produção vigente, bem como a diferenciar claramente da pedagogia tipicamente aplicada nas instituições de ensino atual.

Biografia do Autor

Hugo Raoni Da Silva Alves, Ensino Médio Completo

Ensino Médio completo, estudante autodidata de ciências sociais

Referências

FAURE, Sebastién. A Colmeia. 2. ed. São Paulo: Terra Livre, 2015.

FERRER, Francisco. A Escola Moderna. Piracicaba: Ateneu Diego Giménez, 2010.

FROMM, Erich. Análise do Homem. 13. Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

LOBROT, Michel. A Pedagogia Institucional. Por uma Pedagogia Autogestionária. Lisboa, Iniciativa Editoriais, 1973.

MARQUES, Edmilson. A Questão da Educação em Maurício Tragtenberg. Revista Despierta. Ano 03, Núm. 03, 2016.

MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TRAGTENBERG, Maurício. A Delinquência Acadêmica. São Paulo: Rumo, Junho de 1979.

TRAGTENBERG, Maurício. “O Conhecimento Expropriado e Reapropriado pela Classe Operária: Espanha 80”. Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez, Setembro de 1980.

VIANA, Nildo. A Concepção de Educação em Maurício Tragtenberg. Informe e Crítica. Disponível em: https://informecritica.blogspot.com/2020/12/a-concepcao-de-educacao-em-mauricio.html Acessado em 28 de Março de 2023

VIANA, Nildo. Pedagogia Autogestionária ou Autogestão Pedagógica. Marxismo e Autogestão. Ano 02, Núm. 03, Jan./Jun. 2015. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rma/article/view/953/901 Acessado em 28 de março de 2023.

Publicado

05/29/2023

Como Citar

DA SILVA ALVES, H. R. Pedagogia Libertária e sua Atualidade Histórica. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 50–64, 2023. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/1287. Acesso em: 8 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)