Pedagogia Libertária e sua Atualidade Histórica

Autores/as

  • Hugo Raoni Da Silva Alves Ensino Médio Completo

Palabras clave:

Autogestão, Pedagogia, Libertário, Autonomia, Educação, Hábitos, Valores, Caráter

Resumen

Na atualidade o bloco progressista critica e luta ferrenhamente contra o Novo Ensino Médio, defendendo uma educação mais crítica e supostamente libertadora. Porém, curiosamente as alternativas apresentadas não são legitimamente libertadoras, pois costumam ser crítico reprodutivistas, ou seja, embora apresentem um caráter crítico, não apresentam soluções que de fato alcancem a raiz dos problemas criticados. Além disso, também é muito comum que a problemática educacional seja reduzida apenas a questões quantitativas, como mais investimentos em tecnologia, ciência, bolsas, pesquisas, bem como maior inclusão de indivíduos marginalizados etc., enquanto a questão pedagógica vinculada diretamente com os métodos e processos da formação humana é secundarizada ou completamente ignorada. Nesse sentido, torna-se absolutamente fundamental abordar e difundir uma corrente pedagógica de fato libertária, que abranja toda a complexidade das tarefas históricas e teóricas no âmbito educacional com a devida radicalidade, sem limitar-se a alterações reformistas que mantêm a essência do modo de produção vigente, bem como a diferenciar claramente da pedagogia tipicamente aplicada nas instituições de ensino atual.

Biografía del autor/a

Hugo Raoni Da Silva Alves, Ensino Médio Completo

Ensino Médio completo, estudante autodidata de ciências sociais

Citas

FAURE, Sebastién. A Colmeia. 2. ed. São Paulo: Terra Livre, 2015.

FERRER, Francisco. A Escola Moderna. Piracicaba: Ateneu Diego Giménez, 2010.

FROMM, Erich. Análise do Homem. 13. Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

LOBROT, Michel. A Pedagogia Institucional. Por uma Pedagogia Autogestionária. Lisboa, Iniciativa Editoriais, 1973.

MARQUES, Edmilson. A Questão da Educação em Maurício Tragtenberg. Revista Despierta. Ano 03, Núm. 03, 2016.

MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TRAGTENBERG, Maurício. A Delinquência Acadêmica. São Paulo: Rumo, Junho de 1979.

TRAGTENBERG, Maurício. “O Conhecimento Expropriado e Reapropriado pela Classe Operária: Espanha 80”. Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez, Setembro de 1980.

VIANA, Nildo. A Concepção de Educação em Maurício Tragtenberg. Informe e Crítica. Disponível em: https://informecritica.blogspot.com/2020/12/a-concepcao-de-educacao-em-mauricio.html Acessado em 28 de Março de 2023

VIANA, Nildo. Pedagogia Autogestionária ou Autogestão Pedagógica. Marxismo e Autogestão. Ano 02, Núm. 03, Jan./Jun. 2015. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rma/article/view/953/901 Acessado em 28 de março de 2023.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

DA SILVA ALVES, H. R. Pedagogia Libertária e sua Atualidade Histórica. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 50–64, 2023. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/1287. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a