O Ensino Superior na Concepção de Maurício Tragtenberg
Palavras-chave:
Ensino Superior, Maurício TragtenbergResumo
Aproprio-me das palavras de Marques (2016) em seu trabalho intitulado “A questão da Educação em Maurício Tragtenberg” para afirmar que esse não é um assunto fácil, mas o instigante é que as várias leituras realizadas para iniciar este artigo foi o suficiente para aceitar o desafio de produzir este trabalho sobre o “Ensino superior na concepção de Maurício Tragtenberg”. O assunto é instigante porque revela uma visão não falseada sobre o ensino superior e dentro de uma proposta que segundo Tragtenberg a “Educação não é algo fechado em si mesmo, ou seja, que pode ser explicada por si só e está desassociada da sociedade” (MARQUES, 2016, p. 105). Em outras palavras, para entender a educação superior, é preciso entender também a sociedade e o processo educativo como um todo e ao mesmo tempo, sobre suas especificidades. A partir destas concepções iniciais, este artigo foi desenvolvido partindo da seguinte problemática: como Maurício Tragtenberg concebe o ensino superior? Apesar de parecer simplório num primeiro momento, a importância de se conhecer a concepção deste autor em relação ao ensino superior demonstra muitas outras facetas sobre como a sociedade capitalista se desenvolve e como o Estado contribui para a perpetuação de uma ideologia dominante e autoritária.
Referências
BORDIEU, Pierre. O campo científico-sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Ventos do progresso: A universidade administrada. In: Descaminhos da educação pós-68. São Paulo, SP: Brasiliense, 1980, p. 31-56
LOBROT, Michel. Os efeitos da educação. Lisboa: Edições 70, 1980.
MARQUES, Edmilson. A questão da educação em Maurício Tragtenberg. Revista Despierta, v.3, nº 3, 2016. Disponível em:<http://redelp.net/revistas/index.php/rde/article/view/496/457. Acesso em 19 out. 2017, às 18h13min.
TRAGTENBERG, Maurício. A falência da política. São Paulo: Unesp, 2009.
____________. Educação e Burocracia. São Paulo: Unesp, 2012.
____________. Memórias de um autodidata no Brasil. Organizado por Sonia Alem Marrach. São Paulo: Escuta, 1999.