Anton Pannekoek e a Utopia Concreta

Autores

  • Edmilson Marques Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Anton Pannekoek, Utopia Concreta

Resumo

A proposta deste artigo é abordar a relação entre utopia concreta e o pensamento de Anton Pannekoek. Há o predomínio de uma concepção que se refere à utopia como um projeto, um sonho, irrealizável. Este termo, no entanto, contribuiu para a adjetivação e
desqualificação de concepções que apontam para a possibilidade de uma nova sociedade, que possa futuramente ser realizada em substituição a atualmente existente. Com isso a transformação social, a autogestão social etc., passaram a ser considerados utópicos, ou seja, uma ilusão, um sonho que jamais será realizado. Nesse sentido, faz-se necessário retomar abordagens que demonstram o contrário desta concepção e encontram na utopia a possibilidade concreta de sua realização. Para isso é preciso entender o que é utopia concreta? Após compreender esta questão buscaremos discutir como ela se manifesta na concepção de um determinado autor. Faremos isso a partir da concepção de Anton Pannekoek a respeito de sua crítica ao sindicato e sua afirmação da necessidade de autoorganização da classe operária para a realização da utopia concreta.

Biografia do Autor

Edmilson Marques, Universidade Estadual de Goiás

Professor da Universidade Estadual de Goiás. Doutor em história e pós-doutor em sociologia. Autor do livro
“Estado, Luta de Classes e Autogestão Social”.

Referências

BLOCH, Ernst. O Princípio Esperança. Vol 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

GORTER, Herman. Carta Aberta ao Companheiro Lênin, In: TRAGTENBERG, Maurício. Marxismo Heterodoxo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MAIA, Lucas. Comunismo de Conselhos e Autogestão Social. Pará de Minas: Virtualbooks, 2010.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Sindicalismo. São Paulo: Ched, 1980.

MATTICK, Paul e PANNEKOEK, Anton. Disponível em http://guydebord.blogspot.com.br/2009/06/paul-mattick-pannekoek-biografia.html, [consultado em 08-10-2015], 2015.

PANNEKOEK, Anton. A Revolução dos Trabalhadores. Santa Catarina: Barba Ruiva, 2007.

PANNEKOEK, Anton. A Força Contra-Revolucionária dos Sindicatos!. Disponível em http://dominiopublico.qprocura.com.br/dp/667/a-forca-contra-revolucionaria-dossindicatos. html, [consultado em 21-12-2010], 2010ª.

PANNEKOEK, Anton. Tesis Sobre La Lucha de La Clase Obrera Contra el Capitalismo. Disponível em http://www.left-dis.nl/e/tesis.htm, [consultado em 21-12-2010], 2010b.

VIANA, Nildo. Manifesto Autogestionário. Rio de Janeiro: Achiamé, 2008.

Publicado

07/08/2022

Como Citar

MARQUES, E. Anton Pannekoek e a Utopia Concreta. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 21–30, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/453. Acesso em: 2 jan. 2025.