A Política de Desarmamento do Governo Lula e a Violência
Palavras-chave:
Política de Desarmamento, Governo Lula, ViolênciaResumo
Nos últimos anos a sociedade brasileira pôde assistir a mais uma tentativa política do governo Lula. Acreditando em uma possível amenização da violência existente no Brasil, o governo surpreende-nos com a campanha de desarmamento. Sendo, então, um fato real acontecido no Brasil, propomos fazer uma análise da política de desarmamento criada pelo governo Lula, bem como do seu governo, já que ele é percebido como o governo dos “pobres”, por ser ele um ex-operário; visão esta que faz emergir uma crença social de ser aquele que veio para solucionar os problemas enfrentados pela sociedade. Em seguida faremos um paralelo do seu governo com a arraigada idéia de “transformação” por via da representatividade, e por fim, falar sobre a efetividade de sua política de desarmamento fazendo uma breve discussão sobre a violência já que este é o foco principal desta sua política.
Referências
HOLLOWAY, John. Lula não é o Problema. Conferência durante o Fórum Social Nordestino em 2004. Texto retirado da página eletrônica: http://brasil.indymedia.org/pt/red/2004/12/297177.shtml, acessado em junho de 2005. CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Campinas-SP, Papirus, 1988. VANEIGEM, Raoul. Nada é sagrado tudo pode ser dito. São Paulo, Parábola, 2004.
BOBBIO, Norberto. O Marxismo e o Esta. vol. 1. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2004. VIANA, Nildo. A Dinâmica da Violência Juvenil. Rio de Janeiro, BookLink, 2004.
VANEIGEM, Raoul. Nada É Sagrado Tudo Pode Ser Dito. São Paulo, Parábola, 2004.
GRAMSCI, Antônio. Escritos Políticos. vol. 1. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2004. LUKÁCS, George. História e Consciência de Classe. São Paulo, Martins Fontes, 2003.