Humanismo e Socialismo

Autores/as

  • Paul Mattick

Palabras clave:

Humanismo, Socialismo

Resumen

Como a ciência, a indústria, o nacionalismo e o Estado moderno, o humanismo é um produto do desenvolvimento capitalista. Ele coroa a ideologia da burguesia que surge dentro das relações sociais do feudalismo, cuja principal base ideológica era a religião. O humanismo é um produto da história, ou seja, o produto de homens engajados na transformação de uma formação social em outra. Por ter evoluído com a ascensão e desenvolvimento do capitalismo, é necessário considerar o humanismo da sociedade burguesa antes de tratar de sua relação com o socialismo, ou com o “humanismo socialista”.

Biografía del autor/a

Paul Mattick

presente texto foi escrito por Paul Mattick. Trata-se de um ensaio publicado pela primeira vez no International Socialism, número 22, outono de 1965, e depois republicado no livro Anti-Bolshevik Communism em 1978. A tradução foi realizada por Lucas Gabriel Feliciano Costa e a revisão foi realizada por Luiz Fernando Pereira de Oliveira e Felipe Andrade (NT).

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

MATTICK, P. Humanismo e Socialismo. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 68–81, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/187. Acesso em: 24 nov. 2024.