A Cidadania do Sujeito na Gramática do Mundo do Trabalho
Palabras clave:
Cidadania, Sujeito na gramática, Mundo do trabalhoResumen
A partir da concepção teórica de A grande transformação: as origens de nossa época (1994), de Karl Polanyi, o trabalho desenvolvido se atém à construção de uma cidadania trabalhista frente aos desafios interpostos pelo capitalismo. Vale destacar que este artigo baseia-se em pesquisa bibliográfica, apresentando argumentos que são fruto da pesquisa de diversos autores. Estes possibilitaram identificar o desenvolvimento de uma cidadania do trabalho e para o trabalho, a qual passa, dentre outras coisas, pela reestruturação das coletividades e dos sindicatos, muitas vezes capturados pelo discurso empresarial. Dessa maneira, o texto está dividido, em três partes. A primeira apresenta uma abordagem histórica acerca do trabalho e da cidadania trabalhista, caminhando-se da Grécia
até o mundo contemporâneo. A segunda parte foca na cidadania enquanto “invenção coletiva” e nos desafios que lhe são interpostos pelo mercado. A parte final, buscando tecer algumas conclusões, aborda o desenvolvimento de uma cidadania trabalhista, perpassada por uma nova educação social e por um caminho ideológico, a fim de se evitar que a ética e a democracia sejam transformadas em mera periferia do mercado.
Citas
ALVES, Giovanni. A crise europeia e o “moinho satânico” do capitalismo global. Disponível em: joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/.../466-artigo-p. Acesso em: 03 de julho de 2011.
_____________. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2010.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho, sua nova morfologia e a era da precarização. Theomai, n. 19, 2009. Disponível em: redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf. Acesso em: 03 de julho de 2011.
_____________. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GULLAR, Ferreira. Dentro da noite veloz & Poema sujo. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 51-52.
MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1994.
REIS, Fabio W. Cidadania democrática, corporativismo e política social no Brasil. In: REIS, Fabio W. Mercado e utopia. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009. p. 359-386.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2010.