Cinema e Marxismo

O materialismo histórico

Autores/as

  • Alan Ricardo Duarte Pereira Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Cinema, Marxismo, Materialismo histórico

Resumen

Ao se debater a história do cinema e, consequentemente, a produção cinematográfica nos dias atuais, de imediato, coloca-se indagações pertinentes sobre o cinema: qual o papel do cinema em nossa sociedade, ou, em outras palavras, de que modo o cinema tem nos influenciado? Como analisar, coesamente, as obras fílmicas sem cair num reducionismo tosco, descritivo, formalista ou mesmo, numa análise simplista? Em suma, qual procedimento teórico-metodológico permite entender adequadamente um filme e, a partir desse entendimento, produzir interpretações contextualizadas? Essas e outras perguntas, não somente são respondidas no livro de Nildo Viana, mas problematizadas e, acima de tudo, o respectivo autor aponta soluções para outras questões que cercam a produção fílmica. O professor Dr. Nildo Viana é atualmente docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás
e, dentre os diversos artigos científicos e livros, A concepção materialista da história do cinema, é, nesse sentido, mais uma produção voltada para entender a história do cinema numa perspectiva marxista, a saber: a concepção materialista do cinema.

Biografía del autor/a

Alan Ricardo Duarte Pereira, Universidade Federal de Goiás

Graduando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Intercambista na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal.

Citas

NILDO, Viana. A concepção materialista da história do cinema. Porto Alegre, Rs: Asterisco, 2009.

Publicado

2022-07-08

Cómo citar

RICARDO DUARTE PEREIRA, A. Cinema e Marxismo: O materialismo histórico. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 62–66, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/612. Acesso em: 1 sep. 2024.