Marx, Adorno e o Fetichismo da Mercadoria e da Música
Palabras clave:
Karl Marx, Adorno, Fetichismo da Mercadoria, MúsicaResumen
O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Karl Marx sobre o fetichismo da mercadoria e posteriormente as contribuições de Theodor Adorno sobre o fetichismo na música. A obra de Marx nos fornece elementos importantes para a organização do nosso texto, pois é a partir da teoria da sociedade em Marx elaborada em sua obra O Capital e particularmente no capítulo que Marx trata sobre O Fetichismo da Mercadoria. Adorno trata do fetichismo em uma outra perspectiva, sua preocupação é com O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição, é a partir daí que buscaremos elementos para a produção do nosso trabalho,
pois, esses dois autores tornaram-se clássicos nos debates sociológicos, sendo o primeiro clássico e o segundo contemporâneo. No século XX, o marxismo se fragmentou em diversas correntes teóricas que são continuadas no limiar deste mesmo século, porém o marxismo de Marx permanece, aparecendo uma série de correntes de pensamento que se dizem “marxistas”, mas na prática não passam de teorias conservadoras.
Citas
ADORNO, Theodor. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. São Paulo, Nova Cultural, 1999.
ADORNO, Theodor. Sobre Música Popular. In: Cohn, Gabriel (Org.), São Paulo, Ática, 1986.
ADORNO, Theodor, MAX, Horkheimer. A Dialética do Esclarecimento. São Paulo, Jorge Zahar, 1985.
COHN, Gabriel. Adorno e a Teoria Crítica da Sociedade. In: Cohn, Gabriel (Org.), São Paulo, Ática, 1986.
MARX, Karl. Para a Critica da Economia Política. São Paulo, Nova Cultural, 1999.
MARX, Karl. O Capital. Vol. 1. São Paulo, Nova Cultural, 1988.