Pergunta ao Jornalista que Lê

Autores/as

  • Flora Ribeiro Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Jornalista

Resumen

Não há como negar que o jornalismo vive hoje um grande conflito. A tensão nasce justamente da dificuldade de se fazer jornalismo. Ora, ainda aprende-se nas escolas superiores de comunicação que o jornalismo tem uma função social de contribuição para a construção de saberes e formação de opinião. A pergunta é: tem conseguido fazer isso? Vamos ainda além desse questionamento: o jornalista também é um agente de transformação social, capaz de formar e deformar, educar e deseducar, contribuir para o progresso ou afirmar o retrocesso, pois lida com a informação e com a “verdade”. Quer queira ou não, a influência do jornalismo na vivência social é tamanha que, sem qualquer intenção de uma análise meramente funcionalista, não dá mais para adiar a discussão sobre o que o jornalismo pretende ser hoje. É a hora de retomar essa discussão nas universidades, redações e no meio social.

Biografía del autor/a

Flora Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Formada em Jornalismo/UFG; Profa. da Facomb/UFG - Universidade Federal de Goiás, Especialista em Assessoria de Comunicação e Mestranda em Educação

Citas

.

Publicado

2022-07-12

Cómo citar

RIBEIRO, F. Pergunta ao Jornalista que Lê. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 04–05, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/696. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.