O Filme “Samora Vive” e a Memória Nacional Moçambicana

Auteurs

  • Pedro Oliveira Barbosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Filme, Samora Vive, Memória Nacional Moçambicana

Résumé

O objetivo da presente pesquisa é então justamente realizar uma investigação nesse sentido quanto ao caso moçambicano. Em 2011 completaram-se 25 anos da morte de Samora Machel, primeiro presidente do país após sua independência. A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido político que está no poder do país desde sua descolonização em 1975, declarou aquele o “Ano Samora Machel”, e realizou diversas celebrações em homenagem a seu antigo líder. Foi nesse contexto que o documentário “Samora Vive”, dirigido por Filomena Salvador, foi publicado pelo Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC).

Biographie de l'auteur

Pedro Oliveira Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em história e mestrando em história, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Références

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras. 2008.

AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas: Papirus Editora, 1994.

AUMONT, Jacques; MARRIE, Michel. A Análise do Filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2009. CATROGA, Fernando. Pátria, nação e nacionalismo. In: TORGAL, Luís. PIMENTA, Fernando. SOUSA, Julião. Comunidades imaginadas: Nação e nacionalismos em África. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008, p. 9-39. CHABAL, Patrick. Imagined Modernities: Community, Nation and State in postcolonial Africa. In: PIMENTA, Fernando Tavares; SOUSA, Julião Soares; TORGAL, Luís Reis (org.). Comunidades Imaginadas: Nação e Nacionalismos em África. Coimbra: IU, p. 41-48, 2008.

CHICHAVA, Sérgio. Por uma leitura sócio-histórica da etnicidade em Moçambique. Discussion Paper, Madrid, IESE, n. 1, 2008. Disponível em: <http://www.iese.ac.mz/lib/publication/outras/Etnicidade.pdf> Acesso em: 19 mai. 2016.

CONVENTS, Guido. Os moçambicanos perante o cinema e o audiovisual: Uma história político-cultural do Moçambique colonial até à república de Moçambique (1896-2010). Maputo: Edição Dockanema/Afrika Film Festival, 2011.

EMERSON, Stephen. The Battle for Mozambique: The Frelimo–Renamo Struggle, 1977–1992. Londres: Helion and Company, 2014.

GIRARDET, Raoul. Mitos e Mitologias Políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GRAÇA, Pedro. A Construção da Nação em África (ambivalência cultural em Moçambique). Coimbra: Edições Almedina, 2005.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence; A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.

MACAGNO, Lorenzo. Fragmentos de uma Imaginação Nacional. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 24, N. 70, Jun, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092009000200002> Acesso em: 4 mar. 2017.

MACAMO, Elísio. A Constituição duma Sociologia das Sociedades Africanas. Estudos Moçambicanos, Maputo: n. 19, 2002. p. 5-26.

MACHEL, Samora. Relatório do Comitê Central ao III Congresso da FRELIMO. Maputo: Edições Avante, 1978.

MALOA, Joaquim. O lugar do marxismo em Moçambique: 1975-1994. Revista Espaço

Acadêmico, Maringá: n. 122, jul. 2011. P. 85-92. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/view/510> Acesso em: 14 mai. 2017.

MILLER, Jamie. Soviet Cinema – Politics and Persuasion Under Stalin. EUA: I.B.Tauris, 2010.

NEWITT, Malyn. Mozambique. In: CHABAL, Patrick (org.). A History of Postcolonial Lusophone Africa. Indiana: Indiana University Press, p. 185-235, 2002.

PAREDES, Marçal. A Construção da Identidade Nacional moçambicana no pós-Independência: sua complexidade e algumas problemas de pesquisa. Anos 90 (UFRGS. Impresso), Porto Alegre: v.21, 2014. p. 131-161.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.

SAMORA VIVE. Direção: Filomena Salvador, Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema, Moçambique, 2011.

SCHEFER, Raquel. O nascimento da ficção. Poiésis, Tubarão: v.5, n.9, 2012, p. 260-279. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/976> Acesso em: 19 mai. 2016.

SILVA, Sérgio. Política e Poder na África Austral (1974-1989). Lisboa: Escolar Editora, 2013.

SMITH, Anthony. Identidade Nacional. Lisboa: Gradiva, 1997.

SORANZ, Gustavo. O Instituto Nacional de Cinema e outras experiências audiovisuais em Moçambique no seu período pós-colonial. Contemporanea, Salvador: v.12, n.1, 2014. p. 147-164.

VIEIRA, Sérgio. Participei, por isso testemunho. Maputo: Ndira, 2011.

VILLAÇA, Mariana. O Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e a política cultural em Cuba (1959-1991). São Paulo: USP, 2006.

WATKINS, Claire. Portuguese african cinema: historical and contemporary perspectives 1969 to 1993. African Literatures, Indiana: v.26, n.3, 1995. P. 134 – 150.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. H.H. Gerth; C. Wright Mills (Org.). Rio de Janeiro: LTC Editora, 1982.

Publiée

2022-07-07

Comment citer

OLIVEIRA BARBOSA, P. O Filme “Samora Vive” e a Memória Nacional Moçambicana. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 86–97, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/289. Acesso em: 23 nov. 2024.