Escravidão no Período Colonial
A vida dos negros nos engenhos de açúcar
Mots-clés :
Escravidão, Período Colonial, Negros, Engenhos de açúcarRésumé
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de escravidão dos negros em terras brasileiras até o fim do ciclo da cana de açúcar em meados de 1654, bem como, os motivos que levaram os trabalhadores negros a abranger expressiva resistência à imposição desgastante de trabalho. Visto isso, o problema que procuraremos esmiuçar é compreender de que forma os negros contribuíram para a formação do Brasil levando-se em conta, seus fundamentos sócios culturais.
Références
AGOSTINHO, Cristina; ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A Valorização do povo negro no cotidiano da vida escolar. Belo Horizonte: Mazza, 2001.
BRITO, Edilson Pereira. História da África e dos Africanos: da divisão colonial aos dias atuais/ Indaial: Uniasselvi, 2012.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. da USP. 1994. 666p.
FREYRE. Gilberto, 1900-1987. Casa- grande e Senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal; apresentação de Fernando Henrique Cardoso. -48ª Ed. rev. São Paulo. Global, 2003.
KLEIN, Herbert. A escravidão africana: América Latina e Caribe. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 54.
PONCIO, Gilberto Valdemiro. Trabalho, sociedade e Resistência na História Brasileira. Indaial: Uniasselvi, 2012. 109p.
PRADO. JR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SCHEIFER, Bruna. Cultura e Religiosidade afro-brasileira. Indaial: Uniasselvi, 2012.
VASCONCELOS. Sergio Sezino Douets. Igreja Católica e a Escravidão no Brasil Colônia: uma abordagem cultural. http://pe.anpuh.org/resources/pe/anais/encontro5/04-rep-sociais.
VOLPATO, Luiza Rios Ricci. Entradas e Bandeiras. São Paulo: Global, 1997.