Sistema de Exames e Burocracia
Mots-clés :
Sistema de Exames, BurocraciaRésumé
O sistema de exames é a forma encontrada pela educação escolar para realizar o processo de avaliação. Tido como necessário para muitos e como prejudicial para outros, ele recebeu poucos estudos sobre sua gênese e não recebeu uma abordagem baseada numa concepção histórica e sociológica mais abrangente. Iremos, no presente artigo, destacar alguns estudos que contribuem com a compreensão do sistema de exames, buscando responder qual é o motivo para sua existência.
Références
ÁRIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara, 1986.
BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves: 1982.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. 2a edição,
LIMA, A. O. Avaliação Escolar: Julgamento X Construção. 4ª edição, Petrópolis, Vozes, 1994.
MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Lisboa, Presença, 1978.
SANTOS, Cleito Pereira dos. Educação, Estrutura e Desigualdades Sociais. In: VIANA, Nildo e VIEIRA, Renato (orgs.). Educação, Cultura e Sociedade. Goiânia, Edições Germinal, 2002.
TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. Vol. 1, 2ª edição, São Paulo, Cortez, 1990.
VIANA, Nildo. "Marx e a Educação". Estudos - Revista da Universidade Católica de Goiás. Vol. 31, no 03, março de 2004b.
VIANA, Nildo. "Weber: Tipos de Educação e Educação Burocrática". Guanicuns. Revista da Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns. Vol. 01, no 01, Novembro de 2004a.
VIANA, Nildo. Violência e Escola. in: VIANA, Nildo e VIEIRA, Renato (orgs.). Educação, Cultura e Sociedade. Goiânia, Edições Germinal, 2002.