Terra e Capital
O Estado e a violência sobre os nativos em Rondônia
Parole chiave:
Terra, Capital, Estado, Violência, Nativos, RondôniaAbstract
O presente artigo tem como objetivo compreender como as migrações internas serviram a um programa anterreforma agrária no contexto brasileiro, e nesse sentido, consideramos de grande valia a análise do caso de Rondônia. Nossa análise se voltará para o período entre 1967-1990, pois foi o período de existência da Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (SUDECO), instituição a qual foi fundamental para nortear e levar a cabo o processo que buscamos analisar. O processo em análise foi executado, através da SUDECO, a nível regional, tornando-se o Centro-Oeste um “campo aberto” para o avanço do capital monopolista. Como destacaremos posteriormente, na grande parte do período em foco com relação à atuação da SUDECO, o antigo Território Federal de Rondônia e depois Estado, fazia parte da região Centro-Oeste. Com o “campo aberto”, o capital, em seu desenvolvimento, levou a tomada do Estado pela classe burguesa o que consequentemente levou a sua hegemonia. Com essa tomada apurou-se a intensificação da violência sobre aqueles descapitalizados, que nesse caso se alude os indígenas em Rondônia. Todavia, identificamos focos de resistência destes a aquela condição de submissão, violência e extorsão. Buscaremos no desenvolvimento de nossa análise destacar, mesmo que de forma breve, cada um dos elementos mencionados e que foram parte do processo que se busca vislumbrar.
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, Marco Aurélio Corrêa de. A Construção do Capital – Sudeco: o Centro-Oeste em foco (1967-1990), Goiânia: KELPS, 2016.
F. PERDIGÃO e L. BASSEGIO. Migrantes Amazônicos. (Rondônia: a trajetória da ilusão). São Paulo, Brasil: Edições Loyola, 1992.
FERNANDES, Florestan. A concretização da Revolução Burguesa. In: A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Cap. 05. 3 ed. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 1987.
GRAMSCI, Antonio. Às margens da história. (História dos grupos sociais subalternos) (Caderno 25). In: Cadernos do Cárcere. Volume 5, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MACIEL, David. A argamassa da ordem: da ditadura militar à nova república (1974-1985). São Paulo: Xamã, 2004.
MACIEL, Dulce Portilho. Migrações Internas no Brasil (1970-1990): questão de segurança nacional. Anápolis: 2008.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2009.