Crítica aos Fundamentos e à Prática da Filosofia Clínica

Autori

  • Alvinan Magno Lopes Catão Universidade Federal de Goiás

Parole chiave:

Filosofia Clínica

Abstract

A proposta de atender clinicamente sujeitos a partir de construções teóricas oriundas da Filosofia não é tão contemporânea, fundamentando-se a partir do surgimento e desenvolvimento da própria clínica. Autores como os médicos Ludwig Binswanger (1881-1966) e Karl Jaspers (1883-1969) se aventuraram em desenvolver propostas clínicas a partir de teorias e métodos filosóficos, tais como os da Fenomenologia e do Existencialismo (ABBAGNANO, 2014). Mais recentemente surgiram outras propostas cujo objetivo era utilizar os conhecimentos da Filosofia para a resolução de problemas cotidianos. Entre elas constam as abordagens de Gerd Achenbach, Marc Sautet, Lou Marinoff e Lúcio Packter (PECHULA, 2007). Segundo Pechula (2007), Gerd Achenbauch teria sido o inaugurador dessa proposta, montando um consultório filosófico na Alemanha em 1981. A autora destaca que Marc Sautet abriu um consultório particular e orientava debates filosóficos no Café des Phares em Paris desde 1992, e que Lou Marinoff oferecia aconselhamento filosófico (além de outros trabalhos) desde o início da década de noventa em Nova York. Pechula (2007) ainda destaca que essas propostas inspiraram o filósofo brasileiro Lúcio Packter a criar o seu próprio método de aplicação do conhecimento filosófico ao cotidiano humano, nomeado por ele de “Filosofia Clínica”. Packter, segundo a autora, se sentia insatisfeito com os resultados da psiquiatria e da Psicanálise, e a partir dessas experiências pensou numa proposta para auxiliar as pessoas a lidarem com seus problemas cotidianos. E é a partir dessa proposta, a Filosofia Clínica e, particularmente, seus fundamentos, que esse trabalho se debruça. Tem como objetivo apresentar e discutir os fundamentos da abordagem criada por Packter, trazendo considerações críticas no que compete à sua prática. Em um primeiro momento, procurar-se-á apresentar descritivamente, a partir das obras de filósofos clínicos, os principais fundamentos e práticas da Filosofia Clínica. Em um segundo momento, procurar-se-á, desenvolver algumas considerações críticas sobre os fundamentos e a prática dessa abordagem, partindo das críticas já existentes de pesquisadores e complementando com outras originais.

Biografia autore

Alvinan Magno Lopes Catão, Universidade Federal de Goiás

Psicólogo. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Especialista em Filosofia Clínica pela Faculdade Católica de Anápolis. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás.

Riferimenti bibliografici

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

AIUB, M. Filosofia Clínica: o que é isto? Cadernos. Centro Universitário S. Camilo, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 113-121, jan./mar. 2005.

FERREIRA, S. V. Cabe à filosofia atuação clínica? Revista Filosofia Capital, Vol 2, edição 4

GOYA, W. A Escuta e o silêncio: lições do diálogo em filosofia clínica. 2 ed. Goiânia: editora da PUC Goiás: 2010.

INSTITUTO PACKTER. Livraria virtual do Instituto Packter. Disponível em < http://www.institutopackter.com.br/Livraria/livraria.htm > Acesso em 29 de junho de 2017.

LACAN, J. O Seminário – livro onze – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

MARX K.; ENGELS F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PACKTER, L. Filosofia Clínica: propedêutica. Florianópolis: Guarapuvu.

PECHULA, M. A. A filosofia e seus usos: crítica e acomodação. 204 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2007.

POLITZER, G. Crítica aos Fundamentos da Psicologia – a psicologia e a psicanálise. São Paulo: UNIMEP, 1998.

REVISTA PSIQUE. Editora Escala. N° 1 p. 66, 2005.

VIANA, N. A filosofia e sua sombra. Goiânia: Edições Germinais, 2000.

VIANA, N. O capitalismo na era da acumulação integral. São Paulo: Editora Santuário, 2009.

Pubblicato

2022-07-07

Come citare

MAGNO LOPES CATÃO, A. Crítica aos Fundamentos e à Prática da Filosofia Clínica. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 114–126, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/434. Acesso em: 27 lug. 2024.