Os Desdobramentos do Planejamento Urbanístico de Goiânia

Autori

  • Gizelly Braz Vieira dos Santos TECCERUEG
  • Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu Universidade Federal de Goiás

Parole chiave:

Planejamento Urbanístico, Goiânia

Abstract

As mudanças que ocorreram em 1930 foi um marco para a história do Estado de Goiás modificando o cenário político e socioeconômico vigente. O planejamento que visava a construção de Goiânia, atual capital de Goiás, se desenvolveu com o olhar para
o futuro. Seu crescimento foi possível devido a investimentos e a um ideal mudancista. A ocupação do seu território prosperou devido às necessidades do capitalismo em se expandir para o interior do país, e dessa forma, o Estado teve um papel importante, criando as possibilidades para seu avanço, contudo a construção de Goiânia figurou como uma dessas estratégias. Os funcionários públicos e migrantes de outros estados ocuparam os espaços da nova capital. 

Biografie autore

Gizelly Braz Vieira dos Santos, TECCERUEG

Tecnóloga em Turismo pelo CEFET-GO, Especialista em História Cultura pela UFG e aluna especial do mestrado Territórios e Expressões Culturais no Cerrado. TECCERUEG.

Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Biblioteconomia pela UFG e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UEG.

Riferimenti bibliografici

DAHER, Tânia. O projeto original de Goiânia. Revista UFG, v. 11, n. 6, jun. 2009.

Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/junho2009/projetooriginal.pdf. Acesso: 19 abr. 2013

FREITAS, César Augustus Labre Lemos de. Movimentos sociais urbanos, estado e capital imobiliário em Goiânia. 2007. Disponível em: www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com Acesso: 19 abr. 2013.

GRANDE Hotel oferece cursos nas áreas de música, teatro, dança e cinema. Disponível em: http://www.jornaloreporter.com.br/post/633/goiania-e-entorno/grande-hotel-oferececursos-nas-areas-de-musica-teatro-danca-e-cinema Acesso: 19 abr. 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Goiânia: dados básicos. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=520870. Acesso: 22 abr. 2013

MARICATO, Ermínia. Habitação e cidade. . Revista Espaço & Debate. São Paulo: Atual 1997.

MOREIRA, Jorgeanny de Fátima Rodrigues; SILVA, Clarinda Aparecida da. Paisagem urbana e áreas verdes: contexto dos parques urbanos de Goiânia. Revista B. goiano geogr., v. 32, n. 2, jul/dez, p. 239 – 254. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/bgg/article/view/21090/13157 . Acesso: 19 abr. 2013.

OLIVEIRA, Adão Francisco de. A reprodução do espaço urbano de Goiânia: uma cidade para o capital. 2008. Disponível em: http://observatoriogeogoias.iesa.ufg.br/uploads/215/original_Oliveira_ad_o_francisco_reprodu____espa_o.pdf. Acesso: 16 de abr. 2013.

PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Turismo, planejamento socioespacial e Patrimônio Histórico-Cultural. In: Turismo, Memória e Patrimônio Cultural. São Paulo: Roca, 2004.

VALVA, Milena D’ayala. Do sertão que quer ser cidade: Goiânia e a paisagem social. (Dissertação de mestrado). UFMG. Escola de arquitetura, 2001.

Pubblicato

2022-07-08

Come citare

BRAZ VIEIRA DOS SANTOS, G.; ANDRADE DE OLIVEIRA TSU, M. A. Os Desdobramentos do Planejamento Urbanístico de Goiânia. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 49–56, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/597. Acesso em: 21 nov. 2024.