O Que é Controle Social?
Palavras-chave:
Capitalismo, Controle Social, CríticaResumo
O modo de produção capitalista vive em constante processo de mudança por conta da sucessão dos seus regimes de acumulação. Em meio às mudanças geradas por conta da passagem de um regime de acumulação para outro, surgem novas formas de gestão e controle social. Diversos são os textos que tratam das mutações do capitalismo e do processo de controle social. Apesar de se encontrar o termo controle social nos mais variados artigos e temáticas, ainda falta a esse elemento um caráter crítico. Nesse artigo, trazemos uma discussão sobre o conceito de controle social, tendo como principal objetivo apresentar uma definição crítica acerca desse fenômeno.
Referências
BOUDON, Raymond; BOURRICAUD, François. Dicionário Crítico de Sociologia. 2ªed. São Paulo: Ática, 2002.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FERREIRA, Aurélio. Controle. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio. 2ª ed. Curitiba: Positivo, 2011.
MARX, Karl. A mercadoria. In: MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política, Volume I, Livro Primeiro, O Processo de Produção do Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 45-78.
MARX, Karl. Manuscritos Económico – filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1974.
MARX, Karl. O Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 2006.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MANNHEIM, Karl. Sociologia Sistemática: uma introdução ao estudo da sociologia. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1971.
SILVA, Francisco. Controle Social: reformando a administração para a sociedade. In: Revista Organizações & Sociedade. V. 9, n. 24, Maio/Agosto, 2002, p. 115 – 137.
VIANA, Nildo. Estado, democracia e cidadania: a dinâmica da política institucional no capitalismo. 2ªed. Rio de Janeiro: Rizoma, 2015.
VIANA, Nildo. O capitalismo na era da acumulação integral. São Paulo: Ideias & Letras, 2009.