Interfaces Reflexivas Entre o Filme Parasita e o Regime de Acumulação Integral

Autores

  • Bruna Fernanda Kleine
  • Leonel Luiz dos Santos

Palavras-chave:

Acumulação integral, Parasita, Filme, Capitalismo, Classes sociais

Resumo

Trata-se de um artigo do filme “Parasita” (2019) dirigido por Bong Joon-ho e produzido pela Barunson E&A Corp, que conta a história da família Ki-Taek que, em meio a realidade da desigualdade social, questões sobre status, amor e poder, buscam na família Park alguma forma de ascensão social. Durante a trama, é possível perceber as diferenças geradas pela divisão de classes, partindo da discrepância entre o acesso a bens de consumo e qualidade de vida, entre as famílias. Embora o mesmo seja um filme sul-coreano, o qual traz as características sociais dessa localidade, a discussão entre os impactos das diferenças sociais geradas pela divisão de classes é de suma importância para o contexto socioeconômico de forma mais ampla, acendendo o debate para os parasitismos gerados pela lógica capitalista na era da acumulação integral.

Referências

BARROS, Manoel de. Livro Sobre Nada. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

BESSA, Ana Cláudia. Uma Análise Sociológica do Filme “Parasita”. Revista Café com Sociologia, v.9, n.2, jul./dez 2020. Disponível em: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1267

BRAGA, Lisandro. Acumulação Capitalista e Tendência à Lumpemproletarização. Revista Enfrentamento, Goiânia: v.9, n.9, 2021. Disponível em: https://redelp.net/revistas/index.php/renf/article/view/292.

BRAGA, Lisandro. Classe em Farrapos. Acumulação integral e expansão do lumpemproletariado. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

ELÍSIA DA COSTA, Ana. Da Ficção Cinematográfica à Realidade Pandémica: Um ensaio sobre parasitas, vírus e outras maleitas. Cidades [Online], posto online no dia 24 de julho de 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/cidades/2561.

MOREIRA, Carol. PARASITA - Por que o filme ganhou o Oscar? Youtube, posto online no dia 3 de abril de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cLL9KcXUsJU&ab_channel=CAROLMOREIRA

PORTUGAL, Paulo. Entrevista: Bong Joon Ho: “Não sou totalmente pessimista, mas quero ser honesto diante da realidade”. Comunidade Cultura e Arte [Online], posto online no dia 11 de outubro de 2019. Disponível em: https://comunidadeculturaearte.com/entrevista-bong-joon-ho-nao-sou-totalmente-pessimista-mas-quero-ser-honesto-diante-da-realidade/

VIANA, Nildo. A Alienação Como Relação Social. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais, UEG/UnU Iporá, v.1, n.2, p. 23-42, 2012. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/2686.

VIANA, Nildo. Capitalismo e Desemprego: O Lumpemproletariado na Dinâmica da Acumulação Integral. In: SOUZA, Davisson Cangusssu (org.). Desemprego e Protestos Sociais no Brasil. São Paulo: FAP-Unifesp, 2015. Disponível em: https://informecritica.blogspot.com/2019/11/capitalismo-e-desemprego-o.html

VIANA, Nildo. Cinema e Mensagem: análise e assimilação. Porto Alegre, RS: Asterisco, 2012. (Coleção Óculo; 5).

VINÍCIUS DA SILVA, Rubens. Concepção Marxista de Neoliberalismo: O Fenômeno no Capitalismo Brasileiro. Revista Enfrentamento, Goiânia, v. 27, n. 27, 2021. Disponível em:

http://redelp.net/revistas/index.php/renf/article/view/800/700.

Publicado

09/08/2020

Como Citar

FERNANDA KLEINE, B.; LUIZ DOS SANTOS , L. Interfaces Reflexivas Entre o Filme Parasita e o Regime de Acumulação Integral. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 32–41, 2020. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/847. Acesso em: 24 nov. 2024.