Universidade, Alienação e Capitalismo
Palavras-chave:
Universidade, Alienação, CapitalismoResumo
Por meio desse artigo, o qual é o resultado de uma pesquisa acadêmica, propomos analisar como se dá a sistematização do ensino universitário no sentido da formação de mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho, compreendendo como funciona e deriva a organização da produção de ideologias, nos objetivando a entender como se dá a alienação dos discentes em relação ao sistema pedagógico formador de profissões que os mesmos estão inerentes, com foco na educação oferecida por unidades universitárias. A pretensão de tal trabalho como dito acima é intencionalmente voltado ao aluno do ensino universitário com ênfase na contemporaneidade, ou seja, como está hoje essa relação universidade – universitário no sentido do que a universidade busca suscitar no discente considerando o meio em que ele vive, com indagações sobre o objetivo que a universidade produz e divulga ideologias para construir a formação universitária do mesmo, favorecendo assim, o sistema capitalista. Nesse sentido temos como problemática saber como a universidade se utiliza muitas vezes de ideologias dominantes para formar trabalhadores com especialidades em várias áreas do ensino, não despertando em grande parte das vezes, criticidade sobre a exploração de sua mão-de-obra.
Referências
BIANCHETTI, R.G. Modelo neoliberal e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1997.
BRANDÃO, Carlos R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice e CATONI, Afrânio. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
OLIVEIRA, Silvia Andréia Zanelato de Pieri. ALMEIDA, Maria de Lourdes pinto de. Educação para o mercado de trabalho: Impasses e contradições. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. FERNANDES, Sônia Regina Souza. (Orgs.). Políticas, Educação e Processos pedagógicos contemporâneos no Brasil. Campinas, SP: Mercado de letras, 2011.
ROSSI, Wagner Gonçalves. Capitalismo e Educação. 2ª ed. São Paulo: Moraes, 1980.
VIANA, Nildo. A consciência da História: ensaios sobre o materialismo histórico-dialético. Editora achiamé, Rio de Janeiro. 2ª edição revista, 2007a.
______. Escritos Metodológicos de Marx. Goiânia: Alternativa, 2007b.
______. Introdução à Sociologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.